Mostrando resultados 14 a 33 de 61
< Anterior
Próximo >
Data do documento | Título | Autor(es) | Tipo |
2008 | A educação e a ideologia da empregabilidade: formando para o (des)emprego | Freres, Helena de Araújo | Dissertação |
2015 | Educação e pobreza nos relatórios de monitoramento global da UNESCO | Mendes Segundo, Maria das Dores; Rabelo, Josefa Jackline; Ribeiro, Luís Távora Furtado | Artigo de Evento |
2019 | A educação no horizonte da transição ao socialismo: lições da lutade classes e do internacionalismo | Félix, Antônio Ferreira | Tese |
2020 | Os efeitos da pandemia no processo da alfabetização das crianças: elementos de contextualização a partir da perspectiva docente | Galindo, Aline Fonseca Lopes; Parente, Rebeca Talia Ximenes; Diógenes, Lenha Aparecida Silva | Artigo de Periódico |
2012 | Elementos introdutórios à problemática da alienação nos manuscritos econômico-filosóficos de 1844 | Braga, Samara Almeida Chaves; Rabelo, Josefa Jackline; Jimenez, Maria Susana Vasconcelos; Gonçalves, Ruth Maria de Paula | Artigo de Periódico |
2016 | Elementos para o estudo sobre o trabalho associado fundamento da sociedade emancipada a partir da crítica marxista ao cooperativismo | Zeferino, Bárbara Cristhinny Gomes; Maia Filho, Osterne Nonato; Rabelo, Josefa Jackline | Resumo |
2017 | O ensino de português e a educação matemática no processo de alfabetização de jovens e adultos: um estudo exploratório. | Cordeiro, Romênia Silva | TCC |
2021 | A escola do trabalho a partir do pensamento gramsciano: um projeto formativo no terreno da luta de classes | Lima, Patrícia Oliveira | Dissertação |
2016 | As escolas de educação profissional do Estado do Ceará e a reprodução do capital. | Monteiro, Maria Clea Ferreira; Rabelo, Josefa Jackline | Resumo |
2017 | O estatuto ontológico do conhecimento em Lukács e a crítica ao irracionalismo | Barbosa, Fabiano Geraldo; Jimenez, Maria Susana Vasconcelos; Rabelo, Josefa Jackline | Artigo de Periódico |
2016 | Estatuto ontológico do conhecimento em Lukács: uma análise a partir da obra prolegômenos para uma ontologia do ser social | Barbosa, Fabiano Geraldo | Tese |
2016 | A estética de Georg Lukács: gênese da arte a partir das categorias abstratas do reflexo da realidade. | Araujo, Adéle Cristina Braga; Rabelo, Josefa Jackline | Resumo |
2018 | Forma educação e forma direito: a especificidade da relação concreta conformadora do momento educacional nas relações sociais | Oliveira, David Albuquerque de | Dissertação |
2023 | Formação do professor: relação entre a práxis pedagógica e atuação profissional | Nascimento, Maria Cibere Souza | TCC |
2015 | Formação docente e universidade na contemporaneidade | Rabelo, Josefa Jackline; Ribeiro, Luís Távora Furtado; Mendes Segundo, Maria das Dores | Artigo de Evento |
2012 | A formação humana omnilateral e a proposição da Escola Unitária de Antonio Gramsci: uma análise à luz da ontologia marxiana | Sousa, Joeline Rodrigues de | Dissertação |
2020 | Gênese e função social da arte e os desdobramentos no processo formativo-educativo: uma análise fundamentada na estética lukacsiana | Araujo, Adéle Cristina Braga | Tese |
2015 | Gramsci, educação e luta de classes: pressupostos para a formação humana | - | Livro |
2019 | György Lukács e Honoré de Balzac: um diálogo entre estética, literatura e formação humana | Diógenes, Lenha Aparecida Silva | Tese |
2021 | A humanidade coisificada pelo capital: apreensão da categoria reificação e sua recuperação ontológica pelo percurso formativo marxiano-lukacsiano | Carvalho, Ana Paula Monteiro de | Tese |