Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10041
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTrompieri Filho, Nicolino-
dc.contributor.authorBrito, Andreyson Calixto de-
dc.date.accessioned2014-11-28T15:11:27Z-
dc.date.available2014-11-28T15:11:27Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationBRITO, Andreyson Calixto de. A influência da capoeira no desenvolvimento psicomotor de crianças. 2014. 159f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10041-
dc.description.abstractPsychomotor development is characterized by a progressive and continuous process which takes the evolution of cognition, affectivity, motor skills, communication and sociability, as a whole, simultaneous and integrated. The study aimed to evaluate the effects of the practice of capoeira psychomotor development in infancy. The sample consisted of 54 students of the second year of the municipal elementary education schools in Fortaleza, aged 6-12 years divided into two groups: experimental group (14 male - 15 female) and group control (12 male - 13 female). Children in the experimental group were subjected to the practice of capoeira twice a week for 32 weeks, with 45 minutes each session, while the control group did not participate in capoeira classes. The BPM (Psychomotor Battery) was used to assess psychomotor development. The statistical tool used was the Statistical Package for Social Sciences (SPSS) version 20.0. The level of significance was set at p ≤ 0.05. The main conclusions of this study regarding the psychomotor development of the children were as follows: a) females had better results in almost all tests, the pre-test and post-test, with statistically significant differences for thin praxis, the group trial during pre-test, and the notion of the body, in both groups at post-test; b) the post-test, the experimental group performed better in both sexes in the seven factors evaluated; c) the experimental group showed improvements in performance from the first to the second assessment, with statistically significant differences in all tests for evaluation of psychomotor development: tone (p <0.01); equilibration (p <0.00); lateralization (p <0.00); notion of the body (p <0.00); spatiotemporal structure (p <0.00); global praxis (p <0.00) and thin praxis (p <0.00). From the results obtained in this study, we conclude that the practice of capoeira, when well targeted, delivers significant improvements in psychomotor development of children.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectPsychomotor developmentpt_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.subjectDesempenho psicomotor – Avaliação – Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectCrianças – Desenvolvimento- Testes – Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectCapacidade motora em crianças – Fortaleza (CE) - Testespt_BR
dc.subjectCapoeira – Fortaleza (CE)pt_BR
dc.titleA influência da capoeira no desenvolvimento psicomotor de criançaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrO desenvolvimento psicomotor é caracterizado por um processo progressivo e continuo onde se dá a evolução da cognição, da afetividade, da motricidade, da comunicação e da sociabilidade, de forma global, simultânea e integrada. O estudo teve como objetivo avaliar os efeitos da prática da capoeira no desenvolvimento psicomotor na infância. A amostra foi constituída por 54 alunos do segundo ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Fortaleza, com idades de 6 a 12 anos, divididos em dois grupos: grupo experimental (14 do sexo masculino - 15 do sexo feminino) e grupo de controle (12 sexo masculino – 13 sexo feminino). As crianças do grupo experimental foram submetidas à prática da capoeira duas vezes por semana, durante 32 semanas, com 45 minutos cada sessão, enquanto o grupo de controle não participou das aulas de capoeira. A BPM (Bateria Psicomotora) foi utilizada para avaliar o desenvolvimento psicomotor. A ferramenta estatística utilizada foi o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 20.0. O nível de significância foi estabelecido em p ≤ 0,05. As principais conclusões deste estudo relativamente ao desenvolvimento psicomotor das crianças foram as seguintes: a) o sexo feminino obteve melhores resultados em quase todos os testes aplicados, no pré-teste e no pós-teste, com diferenças estatisticamente significativas para praxia fina, no grupo experimental, durante pré-teste, e para noção de corpo, nos dois grupos, no pós-teste; b) no pós teste, o grupo experimental apresentou melhor desempenho em ambos os sexos nos sete fatores avaliados; c) o grupo experimental demonstrou melhorias no desempenho, do primeiro para o segundo momento de avaliação, com diferenças estatisticamente significativas em todos os testes aplicados para avaliação do desenvolvimento psicomotor: tonicidade (p < 0,01); equilibração (p < 0,00); lateralização (p < 0,00); noção de corpo (p < 0,00); estruturação espaciotemporal (p < 0,00); praxia global (p < 0,00) e praxia fina (p < 0,00). Este exprimento sugere que a prática da capoeira pode contribuir para potencializar o desenvolvimento psicomotor em crianças.pt_BR
dc.title.enThe influence of capoeira in the development of children psychomotorpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_tese_acbrito.pdf5,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.