Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10051
Título: Avaliação da formação e da prática docente em Instituição de Ensino Superior
Título em inglês: Evaluation of training and teaching practice in Higher Education Institution
Autor(es): GONÇALVES FILHO, Mercídio
Orientador(es): ANDRIOLA, Wagner Bandeira
Data do documento: 2014
Editor: www.teses.ufc.br
Citação: GONÇALVES FILHO, M.; ANDRIOLA, W. B. (2014)
Resumo: Este estudo tem como objetivo geral avaliar a adequação da formação e da prática docente em relação à didática utilizada pelos docentes no ensino superior. Nesta perspectiva fazemos uma incursão sobre o percurso do sistema superior de ensino no Brasil, mais especificamente no Estado do Ceará, como se processa a formação docente em relação a sua realidade e suas aspirações e como realmente se dá esta formação no âmbito do ensino superior. Em seguida fazemos uma reflexão sobre alguns elementos essenciais para a construção das competências fundamentais na formação do professor e como a avaliação destas competências deve ser realizada, levando em conta o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, instituído pelo Ministério de Educação e Cultura – MEC, desde 2003. Conscientes de que para a prática da didática existe a necessidade de situá-la e contextualizá-la com os saberes voltados para a área da Educação, da Pedagogia e da própria Didática, decidimos realizar um estudo de caso tomando como base as avaliações obtidas por meio de questionários aplicados pelo setor de avaliação da Faculdade Cearense aos discentes sobre a atuação dos docentes da instituição, tendo como problema o estudo das práticas didáticas adotadas pelos professores, se estão adequadas aos objetivos pleiteados pelo curso de Ciências Contábeis da FAC. Os objetivos específicos deste trabalho visam identificar o perfil da formação inicial dos docentes da Faculdade Cearenses - FAC; identificar como os alunos avaliam a atuação docente nos aspectos relacionados às práticas didático-pedagógicas; pesquisar métodos e técnicas adequadas que promovam a qualificação e/ou aperfeiçoamento dos docentes que lecionam no Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Cearense. A linguagem utilizada pelos professores em sala de aula facilita a compreensão do conteúdo programático, conforme atestou 77,54% dos respondentes. O estímulo da livre expressão do pensamento dos alunos em sala de aula, para discussão dos conteúdos programáticos, foi positivamente avaliado por 73,21% dos respondentes.
Descrição: GONÇALVES FILHO, Mercídio. Avaliação da formação e da prática docente em Instituição de Ensino Superior. 2014. 63f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2014
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10051
Aparece nas coleções:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_dis_mgfilho.pdf841,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.