Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10082
Título: A dominação masculina
Autor(es): BARREIRA, Irlys Alencar Firmo
Palavras-chave: Dominação masculina
Mundo social
Submissão feminina
As idéias de Bourdieu
Data do documento: 1999
Editor: http://www.rcs.ufc.br/edicoes
Citação: BARREIRA, I. A. F. (1999)
Resumo: O título do livro é já de antemão polêmico, convocando o leitor a mergulhar no universo das práticas cotidianas que sedimentam e atualizam a chamada "dominação masculina". As reflexões de Bourdieu partem, inicialmente, da discussão sobre os princípios e valores subjacentes ao senso comum, indutores por excelência de preconceitos e classificações naturalizados da vida social. Indaga o autor: por que a ordem do mundo, com suas relações de dominação, perpetua-se tão facilmente, tornando as condições de vida aceitáveis? Essa é uma questão que percorre parte significativa de sua produção acadêmica, voltada para entender a objetividade do mundo social, não só com base nas estruturas, mas na introjeção de valores e esquemas mentais de pensamento historicamente construídos. Nessa direção, a dominação masculina é abordada como parte de um contexto mais abrangente da ordem social, que é o local de onde brotam formas outras de dominação...
Descrição: BARREIRA, Irlys Alencar Firmo. A dominação masculina. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 30, n.1/2, 1999, p. 178-181.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10082
ISSN: 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1999_art_iafbarreira.pdf3,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.