Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10245
Title in Portuguese: Arquitetura da informação: uma metáfora tecnológica para a organização e tratamento da informação do prontuário do paciente
Author: Tabosa, Hamilton Rodrigues
Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio
Pinto, Virgínia Bentes
Keywords: Arquitetura da Informação
Prontuário Eletrônico do Paciente
Issue Date: 2011
Publisher: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - ENANCIB
Citation: Tabosa, H. R.; Vidotti, S. A. B. G.; Pinto, V. B. (2011)
Abstract in Portuguese: Com olhar na estética e na funcionalidade, o termo arquitetura aparece, ressignificado por Wurman (1975), não mais para a Arquitetura, porém, na perspectiva de negar a entropia do mundo informacional, visando favorecer o acesso à informação com qualidade, antes mesmo da web. Assim, partimos da seguinte questão-problema: que compreensão se deve ter da metáfora arquitetura de informação como ferramenta tecnológica para o tratamento e a organização da informação nos Prontuários Eletrônicos do Paciente? Objetiva-se compreender a metáfora arquitetura da informação como ferramenta tecnológica para a organização informacional e sua aplicabilidade ao ambiente do Serviço de Arquivos Médicos e Estatística (SAME) da Universidade Federal do Ceará e a espacialidade informacional do prontuário do paciente (PEP) visando favorecer uma melhor comunicação intra e entre a equipe de saúde, pacientes e pesquisadores. Trata-se de um estudo exploratório, apoiado na pesquisa bibliográfica e documental e na fenomenologia, visando compreender esse conceito e sua aplicabilidade. O lócus do estudo empírico é o SAME, tendo sido analisados os PEP. Os resultados demonstram que pelo fato de a arquitetura da informação poder ser compreendida como a ressignificação da pragmática bibliotecária de organização da informação, além de precisar ser assimilado pelos bibliotecários dentro dessa perspectiva, também é percebido como uma tecnologia importante para a rotulagem da organização informacional dos PEPs, tanto no que diz respeito a sua estrutura física e lógica, como também para o sítio do SAME na web. Esse conceito é entendido como uma tecnologia importante para a rotulagem da organização da informação dos PEPs, tanto no que diz respeito a sua estrutura física e lógica, como também para o sítio do SAME na web. No entanto, em se tratando da espacialidade e acesso às informações do PEP, há que se levar em conta todas as questões relativas à legislação, ética e bioética.
Description: TABOSA, Hamilton Rodrigues; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio; PINTO, Virgínia Bentes. Arquitetura da informação: uma metáfora tecnológica para a organização e tratamento da informação do prontuário do paciente. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO – ENANCIB, 12., 2011, Brasília. Anais... Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10245
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Appears in Collections:DCI - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_eve_vbpinto.pdf384,3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.