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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMariz, Saulo Rios-
dc.contributor.authorFreitas, Raquel Santana de-
dc.contributor.authorLustosa, Mariana Muniz-
dc.contributor.authorPaula, Isadora Souza-
dc.contributor.authorPeron, Ana Paula-
dc.contributor.authorCalou, Iana Bantim Felicio-
dc.contributor.authorCerqueira, Gilberto Santos-
dc.date.accessioned2014-12-15T13:01:56Z-
dc.date.available2014-12-15T13:01:56Z-
dc.date.issued2014-06-
dc.identifier.citationMARIZ, S. R. et al. A problematização como estratégia didática em aulas sobre uso indevido de drogas e farmacodependência. RevInter: Revista Intertox de Toxicologia, Risco Ambiental e Sociedade, v. 7, n. 2, p. 114-124, jun. 2014.pt_BR
dc.identifier.issn1984-3577-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10270-
dc.description.abstractThe teaching in health sciences has undergone important changes in recent years. In Brazil, courses such as medicine and nursing have suffered deep modifications in their educational projects of course (PPC) aiming at, generally speaking, the development of skills for greater ability to reason critically. The Pharmacology and Toxicology have highlighted importance in vocational training, because the medicines are the main therapeutic resource used in actuality and human exposure to toxicantes is a public health issue. In this work, we report an experiment of Problem-Based Learning (PBL). Our experimental environment were classes about preventing drug abuse and chemical dependency and our corpus consisted of situations taken from daily life. This work intends to collaborate with a health education more critical-reflective, resulting in the formation of professionals increasingly prepared to act, with quality, in the most diverse health services demanded by modern society.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevInter Revista Intertox de Toxicologia, Risco Ambiental e Sociedadept_BR
dc.subjectFarmacologiapt_BR
dc.subjectToxicologiapt_BR
dc.subjectTranstornos Relacionados ao Uso de Substânciaspt_BR
dc.titleA problematização como estratégia didática em aulas sobre uso indevido de drogas e farmacodependênciapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA formação superior na área de saúde tem passado por importantes modificações nos últimos anos. No Brasil, graduações como medicina e enfermagem sofreram profundas modificações em seus projetos pedagógicos de curso (PPC) objetivando, de um modo geral, o desenvolvimento de habilidades como uma maior capacidade de raciocinar criticamente. A Farmacologia e a Toxicologia possuem destacada importância na formação profissional, pois os medicamentos são o principal recurso terapêutico utilizado na atualidade e a exposição humana a toxicantes é uma questão de saúde pública. Neste trabalho relatamos uma experiência de “ensino baseado em problemas” (PBL). Nosso ambiente experimental foram aulas sobre prevenção ao uso indevido de drogas e à farmacodependência, e nosso corpus consistiu de situações retiradas do cotidiano. Este trabalho pretende colaborar com um ensino em saúde mais crítico-reflexivo, que resulte na formação de profissionais progressivamente mais preparados para atuar, com qualidade, nos mais diversos serviços de saúde demandados pela sociedade moderna.pt_BR
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