Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10875
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Psicologia e educação popular
Autor(es): Larrain, Leoncio Francisco Camino Rodriguez
Palavras-chave: Psicologia;Educação popular;Classe trabalhadora;Classe popular
Data do documento: 1987
Instituição/Editor/Publicador: http://www.revistapsicologia.ufc.br
Citação: LARRAIN, Leoncio Francisco Camino Rodriguez. Psicologia e educação popular. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 5, n.2, 1987, p. 21-28.
Resumo: No presente trabalho o autor explica a estrutura da nossa sociedade como condição essencial para o entendimento do que seja Educação Popular. São analisados os componentes dessa estrutura: uma Burguesia possuidora da propriedade e controle dos meios de produção e a Classe Trabalhadora que I (oprimida) serve a esta Burguesia. No eixo da questão situa-se a coação pelas ideias veiculada através da Escola. No duplo processo de libertação da ideologia dominante e de elaboração da ideologia protetora situa-se o papel da Educação Popular. Neste contexto a Psicologia poderá contribuir pesquisando os mecanismos que atuam no processo de conscientização...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10875
ISSN: 2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1987_art_lfcrlarrain.pdf3,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.