Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10888
Título: A psicologia organizacional no Brasil: sua evolução e situação atual
Autor(es): TUPINAMBÁ, Antonio Caubi Ribeiro
Palavras-chave: Psicologia organizacional
Universidade
Mercado de trabalho
O papel do psicólogo brasileiro
Psicologia do Trabalho e da Organização
Data do documento: 1987
Editor: http://www.revistapsicologia.ufc.br
Citação: TUPINAMBÁ, A. C. R. (1987)
Resumo: A trajetória da psicologia organizacional pode ser traçada a partir da própria evolução da psicologia como ciência e profissão no Brasil. Neste trabalho nós temos por objetivo compreender a situação desta área da psicologia no âmbito das universidades e do mercado de trabalho, caracterizando e criticando os modelos de formação e de atuação do psicólogo organizacional no Brasil, sugerindo paralelamente possibilidades de sair de um impasse ideológico que apronta a formação e a atuação destes profissionais. Para a efetivação deste projeto, consideramos, além da nossa experiência como professor e supervisor de estágio nesta área do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, as ideias dos diversos autores que formam o livro publicado pelo Conselho Federal de Psicologia em 1988, que, de acordo com seu prefácio, pode ser considerado "um marco na história da psicologia brasileira". A partir da demarcação e caracterização do papel do psicólogo brasileiro em diferentes fases, avaliamos esta prática no curso de psicologia da UFC e sugerimos novas perspectivas de ação, quer seja a nível acadêmico ou profissional.
Descrição: TUPINAMBÁ, Antonio Caubi Ribeiro. A psicologia organizacional no Brasil: sua evolução e situação atual. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 5, n.2, 1987, p. 95-104.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10888
ISSN: 2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1987_art_acrtupinamba.pdf4,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.