Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11056
Título: Estudo do comportamento de vidros em função da temperatura para uso como substrato em aplicações fotovoltaicas e estudo teórico de um pirolisador
Título em inglês: Study of behavior of glasses as a function of temperature for use as substrate in photovoltaic applications and the theoretical study of a pyrolyzer
Autor(es): Aquino, Jean França Santos
Orientador(es): Freire, Francisco Nivaldo Aguiar
Palavras-chave: Engenharia mecânica
Combustão
Data do documento: 26-Ago-2014
Citação: AQUINO, J. F. S. (2014)
Resumo: O uso de substrato de vidro para ser utilizado em sistema fotovoltaico é muito comum, no entanto, os substratos são submetidos a elevadas temperaturas como no caso de obtenção de vidro recoberto com SnO2 (dióxido de estanho), onde a temperatura de operação atinge valores próximos a 600ºC. Desta forma, um estudo do comportamento da dilatação do vidro em diferentes espessuras e sob a temperatura de 600ºC foi realizado com o objetivo de observar a influência dos mesmos nos vidros utilizados como substratos e, assim, prevenir os possíveis defeitos de trinca e quebra de vidro dentro do forno. Além do estudo associado ao vidro, um projeto teórico de um pirolisador com essas características foi idealizado para a obtenção das camadas de SnO2 sobre o vidro, agregando inovações como o uso de gás natural queimando em meio poroso como fonte de calor e o uso de um pirolisador para substituir os fornos resistivos.
Abstract: The use of a glass substrate for use in photovoltaic system is very common, however, the substrates are subjected to high temperatures as in the case of obtaining glass covered with SnO2 (tin dioxide), where the operating temperature reaches values close to 600 ° C. Thus, a study of the glass expansion behavior with different thicknesses under temperature of 600 ° C was conducted in order to observe the influence of the same glass used as substrates, and thus, prevent possible defects cracks and broken glass inside the oven. Besides the study associated with the glass, a theoretical design of a pyrolyzer with these characteristics has been designed for obtaining layers of SnO2 on the glass, adding innovations such as the use of natural gas burning in porous media as heat source and the use of a pyrolyzer to replace the resistive furnaces.
Descrição: AQUINO, J. F. S. Estudo do comportamento de vidros em função da temperatura para uso como substrato em aplicações fotovoltaicas e estudo teórico de um pirolisador. 2014. 103 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11056
Aparece nas coleções:DEME - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_dis_jfsaquino.pdf1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.