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dc.contributor.advisorLoureiro, Carlos Felipe Grangeiro-
dc.contributor.authorMaia, Camila Alves-
dc.date.accessioned2015-03-31T13:15:53Z-
dc.date.available2015-03-31T13:15:53Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationMAIA, C. A. Modelagem de redes multimodais integradas de transporte público: discussão conceitual e aplicada. 2013. 107 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)–Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11165-
dc.description.abstractThe urban public transportation is an alternative solution to the negative impacts of the current transportation model, and, to enable a quality supply of transportation services, tools are required to allow efficient systems planning in an integrated way. Due to their specific characteristics, integrated multimodal transit networks have problems related to the modeling of the types of integration and route choice, which, from many perspectives, are more complex than those found in road networks. Thus, in this paper there is a conceptual and applied analysis about integrated multimodal transit networks modeling, using the Western Area of the Metropolitan Region of Fortaleza with software TransCAD, and checking the efficiency of the combined models of modal and route choice and the insertion of random character and representation of the effects of congestion. In the assignment by a strategy method, it is possible to observe that there was a reduction of time related to transfers, confirming its characteristic to minimize the time spent by users on the stops. The adoption of the capacity constraint caused a significant increase in generalized cost and in walk time. The adoption of the capacity constraint also shown an impact on the dispersion of demand on the network, presenting great variation of loaded routes. Adopting stochastic effects, there was an increase in parcels of travel time and in in-vehicle distance. Finally, we can conclude that the strategy methods and the equilibrium methods are quite different about the assignment results, with significant differences in the time parcels related to transfers. It is noticed that, although the scientific community consider the Stochastic User Equilibrium as the state of the art method, when it is subjected to certain situations, it can present the same results as a rather simplistic method like All or Nothing. Therefore, when there is no command of each executed step, an assignment method may behave unexpectedly, compromising the results of the whole process, and consequently, it will not be an effective tool to support intervention projects in transportation systems.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTransportespt_BR
dc.subjectTransportes - Planejamentopt_BR
dc.subjectTransporte urbanopt_BR
dc.titleModelagem de redes multimodais integradas de transporte público: discussão conceitual e aplicadapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO transporte público urbano é uma alternativa de solução para os impactos negativos do modelo atual de transporte, e para viabilizar uma oferta de qualidade, são necessárias ferramentas que possibilitem um planejamento eficiente dos sistemas de maneira integrada. Devido a suas características específicas, redes multimodais integradas de transporte público apresentam problemas associados à modelagem dos tipos de integração e da escolha de rota, os quais, em várias perspectivas, são mais complexos do que os encontrados em redes viárias. Desta forma, esta dissertação realiza uma análise conceitual e aplicada da modelagem de redes multimodais integradas de transporte público urbano, utilizando a Zona Oeste da Região Metropolitana de Fortaleza por meio do programa TransCAD, e verificando-se a eficiência dos modelos combinados de escolha de modos e rotas quanto à inserção do caráter aleatório e à representação dos efeitos do congestionamento. Ao considerar a alocação da demanda por meio de um método de estratégias, observou-se que houve redução das parcelas de tempo relacionadas aos transbordos, confirmando sua característica de minimizar o tempo gasto nas paradas pelos usuários. A adoção da restrição da capacidade provocou aumento significativo no custo generalizado, além de apresentar um maior tempo de caminhada. Também houve impacto sobre a dispersão da demanda na rede, apresentando maior variação de rotas carregadas. Ao considerar efeitos estocásticos, observou-se aumento em parcelas do tempo de viagem, além da distância percorrida quando embarcados. Por fim, conclui-se que os métodos de estratégia e os métodos de equilíbrio são bastante distintos quanto aos resultados da alocação, com diferenças significativas nas parcelas de tempo relacionadas ao transbordo. Percebe-se que, apesar de o Equilíbrio Estocástico do Usuário ser considerado pela comunidade científica como o método do estado da arte, ao ser submetido a certas condições, pode apresentar resultados semelhantes a um método bastante simplista como o Tudo ou Nada. Assim, nota-se que quando não há domínio de cada etapa que está sendo executada, um método pode se comportar de maneira inesperada, comprometendo os resultados de todo o processo, e consequentemente, não será uma ferramenta eficaz para apoiar projetos de intervenções nos sistemas de transportes.pt_BR
dc.title.enModeling of integrated multimodal urban transport networks: a conceptual and applied discussionpt_BR
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