Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11232
Type: Artigo de Periódico
Title: Desempenho escolar do estudante universitário e aspectos metacognitivos da leitura
Authors: Pascual, Jesus Garcia
Keywords: Desempenho escolar;Suporte de leitura;Metacognição;Educação do Leitor
Issue Date: 2001
Publisher: http://www.revistapsicologia.ufc.br
Citation: PASCUAL, Jesus Garcia. Desempenho escolar do estudante universitário e aspectos metacognitivos da leitura. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 19, n.1/2, 2001, p. 9-21.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este artigo discute as relações entre o desempenho escolar e as práticas de leitura na universidade. Constata-se que os conteúdos das leituras são apresentados frequentemente aos alunos sob a forma de fotocópias. Essas práticas transformam, às vezes, os textos em leituras sem contexto, o que dificulta o diálogo entre leitor e autor do texto. Apoiado em estudos metacognitivos sobre a leitura, este trabalho propõe mudanças na atitude de professores e de alunos, no sentido de formar leitores, superando o aspecto apenas decodificador do leitor.
Abstract: This article discusses the relationships between the scholarly performance and the practices of reading at the university. It comes to the conclusion that the material of the student's reading are often photocopies of originals what means a lack of context for this reading. This reality is an obstacle for the development of a dialogue between reader and author. The present work suggests possibilities of changing the docent's and the student's attitude in order to form readers that are not only decodificators. These suggestions are based upon metacognitive studies about the act of reading.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11232
ISSN: 2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2001_art_jgpascual.pdf10,62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.