Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11439
Type: Artigo de Periódico
Title: A representação temática nos sistemas de informação: estudo comparativo entre biblioteca e supermercado
Title in English: Subject representation in information systems: a comparative study between libraries and supermarkets
Authors: Bezerra, Fabíola Maria Pereira
Keywords: Representação temática da informação;Recuperação da informação;;Marketing de varejo;Subject representation of information;Information retrieval;Marketing of sales
Issue Date: 2007
Publisher: PÁGINAS a & b: arquivos & bibliotecas
Citation: BEZERRA, F. M. P. A representação temática nos sistemas de informação: estudo comparativo entre biblioteca e supermercado. Páginas a&b. Arquivos & Bibliotecas, Lisboa, v. 19, p. 33-89, 2007.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho apresenta um estudo comparativo entre bibliotecas e supermercados, cujo propósito é observar, analisar e descrever o comportamento de utentes de bibliotecas diante da representação temática como ferramenta de recuperação da informação, identificando as condições de acesso nas bibliotecas, manifestadas pelos utentes em forma de dificuldade de compreensão da simbologia utilizada nas bibliotecas no processo de representação do conhecimento. Os supermercados são utilizados como ferramenta de comparação através da semelhança encontrada, confrontando com as bibliotecas as técnicas de marketing de varejo empregadas com sucesso nos supermercados para identificar os hábitos e preferências de seus clientes, levando-os a resultados significativos. A aplicabilidade destas técnicas nas bibliotecas conduziria, porventura, a resultados muito mais eficazes quanto à compreensão da representação, ao uso das ferramentas de recuperação e ao acesso à informação.
Abstract: This work presents a comparative study between libraries and supermarkets. Its main goal is to observe, to analyze and to describe the behaviour of libraries’ users, in face of subject representation used as a tool of information retrieval, identifying the conditions of access in libraries, shown by users as a difficulty on comprehension of the symbology used in the representation of knowledge. The supermarkets are used as instruments of comparison through the similarity found between libraries and the techniques of sales’ marketing used with success in the supermarkets to identify the uses and choices of their clients in order to direct them to significant results. The applicability of these techniques in libraries would lead, eventually, to much more effective results, regarding the comprehension of the representation, the use of retrieval tools and the access to information.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11439
ISSN: 0873-5670
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:BU - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007_art_fmpbezerraar.pdf26,17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.