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dc.contributor.authorDallago, Maria Lúcia Lopes-
dc.date.accessioned2015-04-22T10:35:28Z-
dc.date.available2015-04-22T10:35:28Z-
dc.date.issued1979-
dc.identifier.citationDALLAGO, Maria Lúcia Lopes. Novas formas de avaliar o desempenho de crianças com problemas específicos de aprendizagem. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 2, n.2, p. 45-53, 1979.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11508-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação e Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrianças com distúrbios específicos de aprendizagempt_BR
dc.subjectIdentificação de problemas de aprendizagempt_BR
dc.subjectAnálise cognitiva dos comportamentospt_BR
dc.titleNovas formas de avaliar o desempenho de crianças com problemas específicos de aprendizagempt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrInvestigações empíricas têm oferecido respostas que começam a esclarecer o quadro de deficiências específicas de aprendizagem, dando igualmente reforço às diferenças existentes nesse grupo de crianças especiais. Diz-se que "existe um problema significativo de aprendizagem quando o desempenho real do indivíduo ou sua realização em uma habilidade qualquer está bem abaixo de sua capacidade ou potencial". As habilidades mais consideradas têm sido a leitura e a escrita. Fatores explicativos foram inicialmente buscados entre aqueles de natureza biológica enquanto que, em proposições mais recentes, fatores cognitivos têm merecido investigação. Assim é que deficiências no processo da atenção, da memória ou da linguagem são frequentem ente consideradas como fatores nos distúrbios específicos de aprendizagem. Do mesmo modo, pode acontecer que incapacidades de leitura e escrita possam ser remontadas à distorção de certas representações fundamentais ou mesmo estruturas pré-representacionais. Deve-se acrescentar, ainda, o reconhecimento bastante recente da situação total de desenvolvimento da criança, sua motivação e experiências sociais, o que vem provocando importantes reformulações ou tipo de programação oferecida a crianças com deficiências específicas de aprendizagem. É certo que a imagem da criança com deficiência de aprendizagem obtida no contexto das relações de pais, colegas e professores pode revelar que o problema sofre influências significativas por parte de um outro componente desse sistema de interações...pt_BR
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