Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1157
Título: Estudo da malacofauna bentônica da plataforma continental do litoral oeste do Estado do Ceará, Brasil
Título em inglês: Study of the molluscan benthic fauna on the western continental shelf of Ceará State, Brazil.
Autor(es): Martins, Inês Xavier
Rocha, Cristina de Almeida
Palavras-chave: Malacofauna Bentônica
Distribuição
Taxonomia
Estado do Ceará
Molusco - Ceará
Data do documento: 1998
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: MARTINS, I. X.; ROCHA, C. A. (1998)
Resumo: Com o propósito de obter melhor conhecimento sobre a composição e distribuição da malacofauna presente na plataforma continental do Estado do Ceará, o B.Pq. Prof. Martins Filho realizou amostragens biológicas ao longo do litoral oeste, entre Fortaleza e Camocim, numa área de 3000 mi. Estas foram realizadas em fevereiro de 1994, utilizando-se uma draga biológica de arrasto, em 47 estações de coleta com profundidades de 10 a 25 metros. Os moluscos presentes nas amostras foram estudados sob o ponto de vista sistemático objetivando reconhecer as espécies e relacioná-las com a profundudade e o tipo do substrato. Foram identificadas 37 espécies de gastrópodes e 50 de bivalves. Dentre os bivalves coletados vivos, a espécie Anadara notabilis foi registrada num maior número de estações, com predominância do substrato de algas calcárias, e a espécie Pinctada imbricata apresentou o maior número de indivíduos, ocorrendo em substrato composto por areia quartzosa média. Os gastrópodes foram mais representativos nas estações com sedimento formado por algas calcárias. As espécies Lioberus castaneus, Musculus lateralis e Atys riiseana tiveram seu registro de ocorrência ampliado para o Estado do Ceará.
Descrição: MARTINS, Inês Xavier, et al; Estudo da malacofauna bentônica da plataforma continental do litoral oeste do Estado do Ceará, Brasil. Arquivos de Ciências do Mar, Fortaleza, v. 31, 1998, p. 65-72.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1157
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1998_art_carocha.pdf469,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.