Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11861
Título em portugués: Oportunidades educacionais no ensino rural de 1º grau do Nordeste
Autor: Damasceno, Maria Nobre
Palabras clave : Ensino rural de 1º grau
Rede escolar rural
Qualificação do corpo docente
Educação rural do Nordeste
Fecha de publicación : 1982
Editorial : Revista Educação e Debate
Citación : Damasceno, M. N. (1982)
Resumen en portugués: O propósito deste trabalho é aprofundar estudos anteriores concernentes às oportunidades educacionais no Nordeste, particularmente o de Japiassu (1978), em busca de uma compreensão da educação como fenômeno social, a partir da análise inter-relacional de fatores sócio-econômicos e educacionais. A consecução deste objetivo requer o emprego de uma abordagem apropriada e de conceitos teóricos que auxiliem na explicação da realidade empírica apreendida. A teoria do conflito, por apoiar-se num paradigma dialético, constitui-se numa abordagem adequada à explicação dos fenômenos sociais (Graciarema, 1971). De acordo com este enfoque, a sociedade é concebida como um sistema de forças em desequilíbrio. Os ingredientes dessa tensão são os diferentes interesses dos grupos ou classes sociais. A sociedade é entendida como uma unidade complexa, que envolve uma variedade de elementos, cuja compatibilidade torna-se possível apenas através do poder, que é a expressão da dominação de uma classe ou de um grupo social sobre os demais...
Descripción : DAMASCENO, Maria Nobre. Oportunidades educacionais no ensino rural de 1º grau do Nordeste. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 125-138, 1982.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11861
ISSN : 0102-1117
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1982_art_mndamasceno.pdf6,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.