Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11861
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDamasceno, Maria Nobre-
dc.date.accessioned2015-05-06T15:11:07Z-
dc.date.available2015-05-06T15:11:07Z-
dc.date.issued1982-
dc.identifier.citationDamasceno, M. N. (1982)pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11861-
dc.descriptionDAMASCENO, Maria Nobre. Oportunidades educacionais no ensino rural de 1º grau do Nordeste. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 125-138, 1982.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação e Debatept_BR
dc.subjectEnsino rural de 1º graupt_BR
dc.subjectRede escolar ruralpt_BR
dc.subjectQualificação do corpo docentept_BR
dc.subjectEducação rural do Nordestept_BR
dc.titleOportunidades educacionais no ensino rural de 1º grau do Nordestept_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.description.abstract-ptbrO propósito deste trabalho é aprofundar estudos anteriores concernentes às oportunidades educacionais no Nordeste, particularmente o de Japiassu (1978), em busca de uma compreensão da educação como fenômeno social, a partir da análise inter-relacional de fatores sócio-econômicos e educacionais. A consecução deste objetivo requer o emprego de uma abordagem apropriada e de conceitos teóricos que auxiliem na explicação da realidade empírica apreendida. A teoria do conflito, por apoiar-se num paradigma dialético, constitui-se numa abordagem adequada à explicação dos fenômenos sociais (Graciarema, 1971). De acordo com este enfoque, a sociedade é concebida como um sistema de forças em desequilíbrio. Os ingredientes dessa tensão são os diferentes interesses dos grupos ou classes sociais. A sociedade é entendida como uma unidade complexa, que envolve uma variedade de elementos, cuja compatibilidade torna-se possível apenas através do poder, que é a expressão da dominação de uma classe ou de um grupo social sobre os demais...pt_BR
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1982_art_mndamasceno.pdf6,78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.