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Título: Senso crítico: conciliação entre Universidade e realidade; progresso e crítica científica; crítica e criatividade
Autor(es): Bordas, Miguel Angel Garcia
Azevedo, Eliane S.
Widmer, Ernest
Palavras-chave: Senso crítico
Progresso e crítica científica
Crítica e criatividade
Atitude crítica
Data do documento: 1982
Editor: Revista Educação e Debate
Citação: Bordas, M. A. G.; Azevedo, E.S.; Widmer, E. (1982)
Resumo: A tarefa que nos propomos é a de apresentar e discutir algumas questões referentes ao tipo de conhecimentos e o tipo de atividades que se desenvolvem na Universidade. E, por outro lado, ver o seu sentido e a sua relação com a "realidade", entendida aqui como conjunto de problemas e necessidades possíveis de se destacar em um momento dado. A pergunta inicial poderia ser: qual é a relação entre os conhecimentos e atividades que se produzem e transmitem na Universidade, e os problemas e necessidades que a sociedade apresenta? Para poder responder, primeiramente, deveria se considerar que conhecimentos, que atividades, que problemas e necessidades estamos considerando, a fim de pensar em termos de adequação ou inadequação. Facilmente vemos que para responder, seria preciso escolher, discriminar entre conhecimentos, atividades, problemas e necessidades concretas, específicas para cada área. Atividade que, além do mais, seria pretensioso assumir uma pessoa ou grupo determinado apenas...
Descrição: BORDAS, Miguel Angel Garcia; AZEVEDO, Eliane S.; WIDMER, Ernest. A Universidade e o "Real". Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 7-22, 1982.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11871
ISSN: 0102-1117
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