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Type: Artigo de Periódico
Title: Sobre a indevida utilização do “método truncado” pelos professores, psicólogos/psicoterapeutas e agentes sociais de mudança.
Authors: Pinto, Leonel Correia
Keywords: Ciências Humanas;Metodologia da Compreensão Existencial;CSA - conhecer, sentir e agir;Domínio Psíquico;Psicossistema
Issue Date: 1983
Publisher: Revista Educação e Debate
Citation: PINTO, Leonel Correia. Sobre a indevida utilização do “método truncado” pelos professores, psicólogos/psicoterapeutas e agentes sociais de mudança. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4/5, n. 2/1, p. 21-38, 1982/1983.
Abstract in Brazilian Portuguese: O conceito de método, ou metodologia, em ciência está ligado a uma lógica (dialética, dinâmica ou relação) entre: o objeto real visado por uma ciência, o instrumento ou instrumentos nela utilizados e os fins colimados pelo Sujeito que pratica o método. Para tudo isto usa-se, às vezes, o conceito mais amplo de metodologia, reservando "método" para o instrumento ou sequência de procedimentos. Teorias referentes a métodos têm caído muito em descrédito, nas Ciências Humanas, em razão de que não é possível ver, com exatidão aceitável, a que atribuir os resultados práticos - se aos "bons ou maus" métodos, ou às pessoas "boas ou más" que dizem fazer uso deles...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11972
ISSN: 0102-1117
Access Rights: Acesso Aberto
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