Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11974
Title in Portuguese: Brinquedos educativos e suas aplicações
Author: Oliveira, Glaucenete Barros de
Keywords: Brinquedos educativos
Aprendizagem
Comportamento da criança
Processo ensino-aprendizazem
Desenvolvimento psicomotor
Issue Date: 1983
Publisher: Revista Educação e Debate
Citation: OLIVEIRA, Glaucenete Barros de. Brinquedos educativos e suas aplicações. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4/5, n. 2/1, p. 91-98, 1982/1983.
Abstract in Portuguese: Os brinquedos educativos foram criados com a finalidade, de estimular, de forma adequada, o desenvolvimento cognitivo da criança atendendo a sua necessidade de recreação. O ser humano é ativo, ele nasce com mecanismos reflexos que vão sendo coordenados permitindo a ação intencional da criança. A aprendizagem vai se processando a medida que o sujeito constrói esquemas, assimila-os, modifica-os e realiza novas descobertas. Inicialmente a criança descobre o próprio corpo, em seguida começa a discriminar os objetos que a circulam e a querer manipulá-los construindo esquemas de ação que vão sendo internalizados. Desta forma podemos admitir que a inteligência está ligada à ação. É de acordo com esta concepção piagetiana que a Lei 5.692/71 sugere que o ensino Pré-escolar e de 1º Grau deve ser, por atividades, um ensino concreto. O brinquedo educativo é, por conseguinte, fundamentalmente importante porque desperta a curiosidade da criança favorecendo constantes descobertas...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11974
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 0102-1117
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1983_art_gboliveira.pdf3,6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.