Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12078
Título: Ensino e estudo na perspectiva de integração da experiência humana
Autor(es): NOBRE, Regina Veríssimo
Palavras-chave: Ensino e estudo
Integração da experiência humana
Compreensão dos textos acadêmicos
Análise crítica do aluno
Autonomia para o estudo
Data do documento: 1984
Editor: Revista Educação e Debate
Citação: NOBRE, R. V. (1984)
Resumo: O presente trabalho preocupa-se centralmente com a desintegração da experiência humana, que se origina pela cisão do mundo do sujeito (vida interior) e os objetos do mundo exterior (pessoas e coisas). Enfraquecido ou perdido o mundo interior, o homem encontra-se tutelado, subjugado pelas forças do exterior, pelos "deverias" e pelas normas sociais. A crise da instituição educacional brasileira é reflexo de uma crise maior: a perda do sentido do humano e a alienação cultural. Explorado o "contexto maior", a Autora deste trabalho detém-se no ensino-aprendizagem e conclui que a desintegração da experiência vai ocasionar uma direção convergente e acrítica no ensino que, em consequência, gera dificuldades de estudo para o aluno. Estas dificuldades de estudo aparecem na forma de dificuldades na compreensão dos textos acadêmicos, na ausência de análise crítica aos autores lidos e na falta de autonomia para realizar os trabalhos escolares...
Descrição: NOBRE, Regina Veríssimo. Ensino e estudo na perspectiva de integração da experiência humana. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 6/7, n. 2/1, p. 93-98, 1983/1984.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12078
ISSN: 0102-1117
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1984_art_rvnobre.pdf2,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.