Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12088
Title in Portuguese: Alterantes da percepção: uma investigação no discurso oral do aluno
Author: Oliveira, Maria José de
Keywords: Alterantes da percepção humana
Percepção e aprendizagem
Discurso oral do aluno
Processo de Ensino-Aprendizagem
Metodologia Compreensiva Existencial
Issue Date: 1984
Publisher: Revista Educação e Debate
Citation: OLIVEIRA, Maria José de. Alterantes da percepção: uma investigação no discurso oral do aluno. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 6/7, n. 2/1, p. 99-126, 1983/1984.
Abstract in Portuguese: Investiga o problema da fraca participação oral dos estudantes em sala de aula, manifestada na demora em emitir suas respostas (latência) e na duração e adequação do discurso do aluno. Comprovou-se que a participação do aluno está relacionada com a maior ou menor latência e duração adequada do discurso, indicando a presença de "alterantes da percepção". A investigação tornou evidente a interação de duas variáveis independentes: latência afetiva e quociente de inteligência, de tal forma que, havendo alterantes acentuados, os indivíduos de Q. I. médio (Percentil 30 a 75) são mais prejudicados na duração e adequação do discurso cognitivo oral, do que os indivíduos de Q. I. superior (Percentil 80 a 90). A autora sugere a Metodologia da Compreensão Existencial como a boa maneira de reduzir, tanto quanto possível, os alterantes da percepção, evidenciados no decorrer do processo de ensino-aprendizagem...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12088
metadata.dc.type: Artigo
ISSN: 0102-1117
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1984_art_mjoliveira.pdf13,04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.