Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12088
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Maria José de-
dc.date.accessioned2015-05-15T10:37:38Z-
dc.date.available2015-05-15T10:37:38Z-
dc.date.issued1984-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maria José de. Alterantes da percepção: uma investigação no discurso oral do aluno. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 6/7, n. 2/1, p. 99-126, 1983/1984.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12088-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação e Debatept_BR
dc.subjectAlterantes da percepção humanapt_BR
dc.subjectPercepção e aprendizagempt_BR
dc.subjectDiscurso oral do alunopt_BR
dc.subjectProcesso de Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectMetodologia Compreensiva Existencialpt_BR
dc.titleAlterantes da percepção: uma investigação no discurso oral do alunopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrInvestiga o problema da fraca participação oral dos estudantes em sala de aula, manifestada na demora em emitir suas respostas (latência) e na duração e adequação do discurso do aluno. Comprovou-se que a participação do aluno está relacionada com a maior ou menor latência e duração adequada do discurso, indicando a presença de "alterantes da percepção". A investigação tornou evidente a interação de duas variáveis independentes: latência afetiva e quociente de inteligência, de tal forma que, havendo alterantes acentuados, os indivíduos de Q. I. médio (Percentil 30 a 75) são mais prejudicados na duração e adequação do discurso cognitivo oral, do que os indivíduos de Q. I. superior (Percentil 80 a 90). A autora sugere a Metodologia da Compreensão Existencial como a boa maneira de reduzir, tanto quanto possível, os alterantes da percepção, evidenciados no decorrer do processo de ensino-aprendizagem...pt_BR
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1984_art_mjoliveira.pdf13,04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.