Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/1218
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPordeus Júnior, Ismael de Andrade-
dc.contributor.authorQueiroz, Flávio de Araújo-
dc.date.accessioned2011-11-23T13:47:05Z-
dc.date.available2011-11-23T13:47:05Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationQueiroz, F. A.; Pordeus Júnior, I. A.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1218-
dc.descriptionQUEIROZ, Flávio de Araújo. Ney Matogrosso: sentimento contramão, transgressão e autonomia artística. 2009. 271f. Tese(Doutorado em Sociologia). Universidade Federal do Ceará, Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza-CE, 2009.pt_BR
dc.description.abstractThe present work makes an analysis of the artistical career of the singer Ney Matogrosso, between 1975 and 1983, by trying to understand the development of his artistic autonomy process in such an adverse context as that of the military regime and its moral censure, the limiting record companies and media as well. In this perspective the transgressive body of the singer and also its social construction will be analyzed. The body language and behavior of the singer have broken away from all cultural references and values of machismo at the time. He has also broken the rules of social customs, and consequently he has been put in a liminar condition in relation to the establishment, in despite of belonging to a society rich in multiplicity of principles and behaviorspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.br/pt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectTransgressãopt_BR
dc.subjectAutonomypt_BR
dc.subjectTransgressivept_BR
dc.subjectMatogrosso, Ney,1941- - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectMatogrosso, Ney, 1941 - Censura - 1975-1983pt_BR
dc.subjectCantores - Brasil - Conduta - 1975-1983pt_BR
dc.subjectCorpo humano - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectCorpo humano - Aspectos simbólicospt_BR
dc.titleNey Matogrosso: sentimento contramão, transgressão e autonomia artísticapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho aborda a trajetória artística do cantor Ney Matogrosso no período compreendido entre os anos de 1975 a 1983, dentro de uma perspectiva de entendimento da construção da autonomia artística do cantor em relação à censura moral do regime militar e ao cerceamento da indústria fonográfica e da mídia. Dessa maneira, observar-se-á a construção social do corpo transgressor do artista, que rompeu com um referente cultural do que naquele momento significava ser “macho” e com o eminentemente instituído; tendo, dentro de uma pluralidade de princípios e comportamentos, sido posto em uma condição de liminaridade artística frente aos poderes instituídospt_BR
Aparece nas coleções:PPGS - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_Tese_FAQUEIROZ.pdf2,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.