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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Um resgate do desenho de cargos: para além da função administrativa
Autor : SIMEÃO, Marcília de Oliveira
Palabras clave : Cargos;Função administrativa;Modelo contingencial;Redesenho de cargos
Fecha de publicación : 2002
Editorial : www.revistapsicologia.ufc.br
Citación : SIMEÃO, Marcília de Oliveira. Um resgate do desenho de cargos: para além da função administrativa. Revista de Psicologia, Fortaleza, v.20, n.2, 2002, p.36-46.
Resumen en portugués brasileño: O presente artigo apresenta uma sugestão da atuação do psicólogo organizacional nas atividades referentes à concepção, conformação e/ou reorganização dos postos de trabalho com base nos paradigmas organizacionais emergentes e em conformidade com sua missão de profissional que atua de modo preventivo em favor da qualidade de vida das pessoas. Utiliza como argumentação a evolução do pensamento mecanicista para um pensamento complexo das organizações e apoia-se na teoria de qualidade de vida de Hackman e Oldham, seguido dos aspectos que devem ser considerados para o desenho de cargos segundo um modelo contingencial e a metodologia para implementação. Analisa as implicações e limitações da proposta e conclui apontando o papel dos educadores e de profissionais em psicologia organizacional na mudança de paradigmas, tendo por base o desenho do próprio cargo.
Abstract: This article shows a suggestion of the role of the organizational psychologist regarding the conception, configuration and or reorganization of the work stations based on the emerging organizational paradigms and in agreement with his/her professional mission acting in a preventing mode that improves worker's life quality. He/ she uses as argument the evolution of mechanicist thought towards a complex concept of the organizations and is supported by Hackman and Oldman's concepts of life quality followed by the aspects that must be considered for the design of positions as a contingential model and the methodology for its implementation. He/she analyzes the implications and limitations of the proposal and concludes pointing to the role of professional organizational psychologists educators in the changing of paradigms using as basis the design of his/her own position.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12582
ISSN : 2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

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