Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1259
Título: Entre a classe e a nação: o (inter)nacionalismo de Gramsci
Autor(es): GOMES, Daniel Oliveira Rodrigues
Orientador(es): DOMINGOS NETO, Manuel
Palavras-chave: Internacionalismo
Nacionalismo
Nação
Sociologia
Marxismo
Gramsci, Antonio,1891-1937 - Visão política e social
Estado nacional
Nacionalismo e socialismo - Itália - Séc. XX
Internacionalismo - Séc. XX
Movimento trabalhista - Itália - Séc. XX
Data do documento: 2008
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: GOMES, D. O. R. ; DOMINGOS NETO, M. (2008)
Resumo: Nessa dissertação, estudo o pensamento internacionalista de Antônio Gramsci. Trata-se de uma investigação sociológica acerca dos problemas enfrentados por este autor no sentido de conciliar os ideais inerentes ao internacionalismo proletário e as demandas históricas concretas dos trabalhadores italianos, propensos à mobilização em defesa de suas regiões e da unidade nacional do País. Inicio destacando as primeiras investidas de Gramsci na disputa política, em seguida analisando sua aproximação com o movimento operário e sua percepção do internacionalismo ao longo da militância em prol do socialismo e do progresso da Itália. Concluo argumentando que, mesmo que tenha mantido uma forte crença na união dos proletários de todo o mundo, Gramsci nunca deixou de lado a defesa por uma Itália justa e igualitária, assim como a luta pelo desenvolvimento sócio-econômico de sua ilha natal, a Sardenha.
Descrição: GOMES, Daniel de Oliveira Rodrigues. Entre a classe e a nação: o(inter)nacionalismo de Gramsci. 2008. 81f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Fortaleza-CE, 2008.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1259
Aparece nas coleções:DCSO - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_Dis_ DORGOMES.pdf334,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.