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dc.contributor.advisorColaço, Veriana de Fátima Rodrigues-
dc.contributor.authorPontes, Alexandre Kerr-
dc.date.accessioned2011-11-30T17:01:45Z-
dc.date.available2011-11-30T17:01:45Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationPONTES , Alexandre Kerr. Juventude e risco: problematizando os sentidos construídos por jovens sobre esta relação. 2011. 143f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Fortaleza-CE, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1299-
dc.description.abstractIn contemporary youth research, risk has become not only a concept, but a paradigm. This statement was explored in this research through the concept of biopolitics, which can give us a better understanding of how this came to be. Therefore, in search of a different perspective on the studies of risk and youth, this research tries to call upon another logic of comprehension to understand the meaning of risk behavior. To do this, interviews were used to understand how young people give meaning to risk. The methodology was based in Mary J. Spink conception of practices of discourse and production of meaning. Even though a rupture to normative thought in risk meaning was sought, the discourses of the interviewed showed that, not only they incorporated the normative meaning of risk, but that even when there was a rupture with risk paradigm, they would find themselves entangled in a web of other normative logics.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectRiscopt_BR
dc.subjectBiopolíticapt_BR
dc.subjectPráticas discursivas e produção de sentidopt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectRiskpt_BR
dc.subjectBiopoliticspt_BR
dc.subjectPractices of discourse and production of meaningpt_BR
dc.subjectYouthpt_BR
dc.subjectComportamento de risco(Psicologia) - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectAnálise do discurso narrativopt_BR
dc.subjectJuventude - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.titleJuventude e risco: problematizando os sentidos construídos por jovens sobre esta relaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrBuscou-se compreender como se instala um paradigma do risco na contemporaneidade a partir do conceito de biopolítica e como os estudos sobre juventude se vinculam a este paradigma. A partir da conclusão de que os estudos sobre juventude adentram em uma lógica de normalização centrada no conceito de risco, procurou-se encontrar uma outra lógica de sentido que fugisse da norma. Assim, para estabelecer novas possibilidades de compreensão sobre a juventude e o risco, utilizou-se de entrevistas que buscassem o sentido do risco para jovens que apresentavam comportamentos supostamente de risco. A metodologia foi baseada nas práticas discursivas e produção de sentidos formulada por Mary J. Spink. Foram entrevistados 6 jovens de 2 escolas públicas de Fortaleza. Mesmo com a tentativa de ruptura com a lógica do risco, o que se pôde perceber nas falas dos jovens foi uma ambivalência que, por vezes, incorporavam o pensamento normativo do risco e, por outras, negavam esta lógica adentrando em outras que, por sua vez, acabaram por se mostrar, também, normativas.pt_BR
dc.title.enYouth and risk: understanding the meaning young people give to this relation.pt_BR
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