Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13000
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFernandes, Francisco Ricardo Cavalcanti-
dc.contributor.authorPaiva, Ricardo Alexandre-
dc.contributor.authorDuarte Junior, Romeu-
dc.contributor.authorBraga, Bruno Melo-
dc.contributor.authorCavalcante, Márcia Gadelha-
dc.date.accessioned2015-07-15T11:43:22Z-
dc.date.available2015-07-15T11:43:22Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationFERNANDES et al. (2013)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13000-
dc.descriptionFERNANDES, Francisco Ricardo Cavalcante et al. Eixo Curricular de Projeto Arquitetônico do CAU-UFC: Passado, Presente e Futuro. In: PROJETAR - O Projeto como Instrumento para a Materialização da Arquitetura: ensino, pesquisa e prática, 6., 2013, Salvador. Anais... Salvador: UFBA, 2014.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this article is to analyze, through a historical perspective, the practices of teaching and learning the Architectural Design Curriculum Axis of Architecture and Urbanism Course of the Federal University of Ceará (Brazil). Therefore, It was adopted a periodization which emphasizes aspects about the foundation of the school in the mid sixties, a second period in the 1990s and finally, recent changes with results expected in the near future. In the three periods it will be used as parameters for analysis: the historical, economic, political and cultural-ideological context; agents (teachers and students); assumptions, the fundamentals, the principles guiding the Axis as well as the actions and contradictions. The relevance of the article is based on the need to understand the development of teaching and learning practices of architectural design in the context of the course, as well as to rescue the historical roots of the course, in order to discuss new possibilities of action, with the aim to transform, integrate and achieve new results.pt_BR
dc.description.sponsorshipPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PPGAUpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectProjeto arquitetônicopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectExtensãopt_BR
dc.subjectCurso de Arquitetura e Urbanismo da UFCpt_BR
dc.titleEixo curricular de projeto arquitetônico do CAU-UFC: passado, presente e futuropt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA proposta do artigo é analisar, através de uma perspectiva histórica, as práticas de ensino-aprendizagem no âmbito do Eixo Curricular de Projeto Arquitetônico (ECPA) do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará (CAU-UFC). Para tanto, foi adotada uma periodização que enfatiza aspectos relativos à fundação da escola em meados da década de sessenta, um segundo momento a partir da década de 1990 e finalmente, transformações recentes com resultados esperados no futuro. Nos três tempos, serão utilizados como parâmetros de análise: o contexto histórico, econômico, político e culturalideológico; os agentes (docentes e discentes); as premissas, os fundamentos, os princípios norteadores do eixo, assim como as ações e contradições. A relevância do artigo se sustenta na necessidade de compreensão da evolução das práticas de ensino-aprendizagem do projeto arquitetônico no contexto do CAU-UFC, assim como resgatar as raízes históricas do Curso, com o intuito de discutir novas possibilidades de atuação, com o objetivo de transformar, integrar e alcançar novos resultados.pt_BR
dc.description.abstract-esEl propósito de este artículo es analizar, desde una perspectiva histórica, las prácticas de enseñanza y aprendizaje en el Eje Curricular de Taller de Proyecto del Curso de Arquitectura y Urbanismo de la Universidad Federal de Ceará. Para ello, hemos adoptado una periodización que enfatiza los aspectos de la fundación de la escuela a mediados de los sesentas, un segundo período desde la década de 1990 y, por último, los cambios recientes con los resultados esperados en el futuro. En los tres períodos, se utilizarán como parámetros de análisis: el contexto histórico, económico, político y cultural-ideológico; agentes (profesores y estudiantes); supuestos, los fundamentos, los principios rectores del eje, así como las acciones y contradicciones. La relevancia de este artículo se basa en la necesidad de comprender la evolución de las prácticas de enseñanza y aprendizaje de Taller de Proyecto en el contexto del Eje, así como rescatar las raíces históricas del curso con el fin de discutir nuevas posibilidades de acción, con el objetivo de transformar, integrar y lograr nuevos resultados.pt_BR
dc.title.enArchtectural design curricular axis of CAU-UFC: past, present and futurept_BR
Appears in Collections:DAU - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_eve_eixo.pdf142,24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.