Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13090
Title in Portuguese: Por uma concepção dialética da educação
Author: Damasceno, Maria Nobre
Keywords: Educação
Educação transformadora
Sistema educacional
Pedagogia construtiva
Mudança social
Issue Date: 1985
Publisher: Revista Educação e Debate
Citation: Damasceno, M. N. (1985)
Abstract in Portuguese: A educação vem se constituindo numa das áreas onde a reflexão da intelectualidade brasileira tem-se revelado mais fértil nos últimos anos. Esta reflexão tem sido expressa quer através de publicações, quer sob a forma de encontros dos educadores. Ela tem revelado um descrédito generalizado quanto as duas tendências anteriores. Uma destas tendências é a visão da educação como "redentora da humanidade", capaz de promover por si mesma a superação das desigualdades sociais inerentes à ordem social classista. A outra é a concepção técnico-burocrática onde "a educação passa a ser concebida oficialmente como um conjunto de normas e técnicas capazes de gerar fatos", ou seja, os graves problemas educacionais são aparentemente solucionados por grupos de tecnoburocratas sem a participação sequer dos educadores. É importante não esquecer que a tecnoburocracia ocorre nos vários setores da administração pública e privada, constituindo-se num dos mecanismos característicos do Estado autoritário...
Description: DAMASCENO, Maria Nobre. Por uma concepção dialética da educação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 9, n. 9, p. 1-30, 1985.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13090
ISSN: 0102-1117
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1985_art_mndamasceno.pdf15,13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.