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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Prática educativa e consciência do campesinato: uma contribuição ao Estudo da Educação Popular, realizada nas Comunidades de Base
Autor(es): Damasceno, Maria Nobre
Palavras-chave: Educação popular;Campesinato;Comunidades de Base;Práticas educativas
Data do documento: 1985
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação e Debate
Citação: Damasceno, M. N. (1985)
Resumo: O ponto de partida do presente trabalho é a compreensão da educação como uma prática histórica e social que se liga diretamente, quer às condições materiais de existência, quer à realidade subjetiva - o modo de pensar e as concepções do mundo do grupo social onde a mesma se realiza. Isso ocorre porque os grupos humanos não produzem apenas a vida material, mas ao fazê-lo, elaboram ao mesmo tempo, um conjunto de ideias, de representações que se vinculam às condições de existência; e mais ainda, a produção não material de um grupo pode levá-lo a ultrapassar as condições de existência e contribuir para a transformação da realidade objetiva. Na raiz desse nosso modo de entender a educação como uma prática profundamente articulada aos fatos fundamentais que constituem o cerne da sociedade, quais sejam a produção, a reprodução e a transformação social, tanto quanto o respaldo teórico, têm pesado a convivência e a reflexão envolvendo a realidade de grupos populares, notadamente os camponeses...
Descrição: DAMASCENO, Maria Nobre. Prática educativa e consciência do campesinato: uma contribuição ao Estudo da Educação Popular, realizada nas Comunidades de Base. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 8, n. 10, p. 33-51, 1985.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13143
ISSN: 0102-1117
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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