Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13145
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A charge: compreensão por insight?
Autor(es): SAMPAIO, Sílvia Peixoto Leão
Palavras-chave: Processo de compreensão;Percepção;Apreensão do real;Charge
Data do documento: 1985
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação e Debate
Citação: SAMPAIO, S. P. L. (1985)
Resumo: O processo de compreensão do real se dá mediante um rigoroso trabalho de desvelamento das contradições e dos determinantes que o constituem. A existência objetiva dessas conexões passa despercebida ao enfrentamento imediato, escapando a uma investigação superficial. O fenômeno da percepção é o primeiro momento deste trabalho de inter-legere a realidade. É a abertura do homem para a realidade que possibilita a superação da faticidade imediata apreensível com um grau mínimo de atividade inteligente. A apreensão do real se dá pela sua apropriação cognoscitiva. Dizer a realidade, apreender o seu sentido se faz mediante a palavra. Neste processo de captação da realidade, o homem utiliza um instrumento verbalizador de suas experiências: a linguagem, uma elaboração humana permeada de historicidade. De onde captar o mundo se faz mediante um discurso interior que é culturalmente construído, isto é, imprimir um significado é imprimir a história de homens que se situam em condições determinadas, em contextos econômicos e sociais específicos...
Descrição: SAMPAIO, Sílvia Peixoto Leão. A charge: compreensão por insight? Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 8, n. 10, p. 133-136, 1985.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13145
ISSN: 0102-1117
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1985_art_splsampaio.pdf1,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.