Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13313
Título: Tecendo redes: formando uma com-vida na serra do evaristo
Autor(es): Pinto, Deborah Moreira
Pereira, Gino
Lima, Anna Erika Ferreira
Palavras-chave: Meio ambiente
Qualidade de vida
Comunidade quilombola
Data do documento: 2014
Editor: Revista extensão em ação
Citação: PINTO, D . M; PEREIRA, G; LIMA, A. E. F. (2014)
Resumo: Envolver a juventude na discussão e no engajamento da temática ambiental é um dos desafios na atualidade. Percebeu-se, a partir de 2003, ao longo do processo de construção da 1º Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que a temática tinha um forte potencial de mobilização e que poderia abrir canais de atuação política e possibilidades de transformações ambientais, culturais e sociais profundas e efetivas. Para tanto, visou-se estimular jovens à participarem desse processo, por meio de Coletivos Jovens preocupados e atuantes na temática socioambiental. Surge então a proposta de formação de Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COMVIDAS) na Escola de Ensino fundamental 15 de Novembro, com vistas a formar multiplicadores ambientais que venham estabelecer medidas para o gerenciamento da água e dos resíduos sólidos na comunidade quilombola. Esta pesquisa-ação perpassa pela efetivação semanal de oficinas temáticas junto a 48 jovens regularmente matriculados no Ensino Fundamental II do mês de agosto a dezembro de 2014, em um total de 19 oficinas ligadas à temática ambiental. Vale ressaltar que o desenvolvimento do Projeto de Extensão tem se dado por uma parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE – Campus Baturité), via o Núcleo de Estudos Afro Brasileiro e Indígenas (NEABI) e o Laboratório de Estudos Agrários e Territoriais (LEAT – Geografia – UFC), onde as atividades se encontram na terceira oficina temática.
Descrição: PINTO, D.B; PEREIRA, G; LIMA, A.E.F. Tecendo redes: formando uma com-vida na Serra do Evaristo. Revista Extensão em Ação. Fortaleza, v. 2, n. 7, 2014. Disponível em: <http://www.revistaprex.ufc.br/index.php/EXTA/article/view/186/117>. Acesso em: 21 det. 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13313
ISSN: 2316-400X
Aparece nas coleções:PREX - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_dmpinto.pdf674,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.