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Tipo: Artigo de Evento
Título: Competência informacional dos estudantes da área de saúde, da Universidade Federal do Ceará
Título em inglês: Information literacy of the health’s students of the Federal University of Ceará
Autor(es): Cavalcante, Lidia Eugenia
Costa, Rosane Maria
Nascimento, Raimundo Cezar Campos do
Santos, Raquel Jenyffer Souza
Palavras-chave: Competência informacional;Acesso à informação;Pesquisa documentária em saúde
Data do documento: 2011
Instituição/Editor/Publicador: file:///C:/Users/ufc/Downloads/Artigo_Enancib_2011.pdf
Citação: CAVALCANTE, L. E.; COSTA, R. M.; NASCIMENTO, R. C. C.; SANTOS, R. J. S. Competência informacional dos estudantes da área de saúde, da Universidade Federal do Ceará. In: ENANCIB: Políticas de Informação para a Sociedade, 12, 2011, Brasília, DF. Políticas de Informação em Saúde, 2011.
Resumo: Apresenta os resultados da pesquisa sobre competência informacional dos estudantes da área de saúde, da Universidade Federal do Ceará, objetivando analisar o comportamento informacional desse público e como compreendem o acesso à informação mediada por computador no âmbito da saúde para a realização de pesquisa científica e produção de trabalhos acadêmicos. O estudo foi realizado mediante a aplicação de questionário para o referido grupo focal. Os resultados evidenciam que os participantes possuem bons conhecimentos no uso das ferramentas tecnológicas e internet, porém demonstram dificuldades em relação ao uso dos repositórios e das fontes especializadas de informação em saúde. Pode-se concluir que se faz necessário a implantação de políticas e programas de competência informacional por parte dos bibliotecários da Biblioteca de Ciências da Saúde (BCS/UFC), de modo a ampliar o nível de compreensão e uso competente da informação para a produção do conhecimento em saúde.
Abstract: It presents the results of the research on information literacy of the health’s students of the Federal University of Ceará. This research aims to analyze the informational behavior of this public, and how they include access to the computer-mediated information in the health to carry out scientific research and production of academic work. The study was conducted through a questionnaire for the focus group mentioned. The results show that the participants have good knowledge in the use of technological tools and the Internet, but they demonstrate difficulties in the use of repositories and sources of specialized information. It can be concluded that it is necessary the implementation of policies and programs of information literacy by librarians from the Library of Health Sciences in order to increase the level of understanding and competent use of information for the production of health knowledge.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13326
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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