Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13343
Título: Potencialidades silentes: identificando alunos surdos com altas habilidades/superdotação ou talentos em sala de aula¹
Autor(es): Silva, Diovanna Martins Peres da
Fernandes, Tereza Liduina Grigório
Viana, Tania Vicente
Palavras-chave: Habilidades/superdotação
Surdez
Avaliação educacional diagnóstica
Data do documento: 2013
Editor: Revista Extensão em Ação
Citação: SILVA, D. M. P.; FERNANDES, T. L. G.; VIANA, T. V. (2013)
Resumo: O conceito de altas habilidades/superdotação vem sendo discutido e defendido em muitos países, envolvendo opiniões e teorias divergentes, sendo usado para identificar os indivíduos que se situam numa faixa de 3% a 5% da população, com capacidades acima da média em alguma área do saber ou do fazer. Independente de gênero ou condições socioeconômicas, esses indivíduos se encontram distribuídos entre homens e mulheres de todos os segmentos sociais, incluindo as pessoas que apresentam algum tipo de deficiência. Nesse sentido, procedeu-se à identificação de altas habilidades/superdotação em alunos com surdez das escola da rede de ensino público para surdos, na cidade de Fortaleza-CE. O objetivo geral foi identificar altas habilidades/superdotação em alunos surdos matriculados no Ensino Fundamental. Especificamente, objetivou-se: i) verificar a concepção de altas habilidades apresentada pelos educadores; ii) identificar que características são reconhecidas pelos professores como altas habilidades em alunos com surdez e iii) averiguar o predomínio de acepções tradicionais, baseadas no rendimento escolar, ou de noções contemporâneas, referentes à totalidade do sujeito. Para esse propósito, foram realizadas entrevistas semiestruturadas dirigidas a 17 professores, 33 alunos e 26 familiares no período de março a junho de 2013, perfazendo um total de 76 entrevistados. Os professores participaram de um curso de formação continuada sobre a temática e, após a avaliação de um total de 323 estudantes surdos, identificaram 33 com sinais de altas habilidades/superdotação, proporção aproximada à prevista na literatura especializada. A identificação de altas habilidades/superdotação em aprendizes com deficiência contribui para uma mudança significativa na forma de se relacionar com esse alunado, tradicionalmente definido pelos seus déficits ao invés de suas capacidades.
Abstract: The concept of high abilities / highlygifted has been accompanied by extensive discussions and supported in many countries, involving different opinions and theories. This terminology is used to identify individuals who are located within a range of 3% to 5% of people with above average capacity in some area of expertise or doings. It should be mentioned that regardless of gender or socioeconomic status, these individuals are distributed among men and women of all social sectors, including people who have some type of disability. Accordingly, we proceeded to identify high ability / gifted students with hearing loss enrolled in a school in the public school system for the deaf in the city of Fortaleza. The overall objective was to identify high ability / gifted students enrolled in deaf in Elementary Education. Specifically aimed to : i ) verify the design of high skills presented by educators , ii ) identify characteristics that are recognized by teachers as high skills in students with deafness and iii ) determine the prevalence of traditional meanings , based on academic performance , or contemporary , the entire subject related concepts . For this purpose, semi-structured interviews addressed the 17 teachers, 33 students and 26 family members in the period from March to June 2013 were conducted in a total of 76 respondents . Teachers participated in a continuing education course on the topic, and after evaluating a total of 323 deaf students , 33 identified with signs of high ability / gifted , the approximate proportion provided in the literature . The identification of high ability / gifted learners with disabilities to contribute to a significant change in the way pupils relate to this traditionally defined by their deficits rather than their abilities.
Descrição: SILVA, Diovanna Martins Peres da; FERNANDES, Tereza Liduina Grigório; VIANA, Tania Vicente. Potencialidades silentes: identificando alunos surdos com altas habilidades/superdotação ou talentos em sala de aula¹. Revista Extensão em Ação. Fortaleza, v. 2, n. 5, 2013. Disponível em: <http://www.revistaprex.ufc.br/index.php/EXTA/article/view/115/93>. Acesso em: 23 set. 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13343
ISSN: 2316-400X
Aparece nas coleções:PREX - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_art_dmpsilva.pdf377,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.