Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13829
Título em portugués: Modelo matemático para subsidiar a instalação de unidades comunitária de extração de óleo vegetal no estado do Ceará
Autor: Praça, Eduardo Rocha
Silva, José Lassance de Castro
Arruda, João Bosco Furtado
Palabras clave : Problema das p-medianas
Programação linear
Programação inteira
Fecha de publicación : 2008
Editorial : INFOBRASIL TI & TELECOM - I Congresso Tecnológico
Citación : PRAÇA, E. R. ; SILVA, J. L. C. ; ARRUDA, J. B. F. Modelo matemático para subsidiar a instalação de unidades comunitária de extração de óleo vegetal no estado do Ceará. In: INFOBRASIL TI & TELECOM - I CONGRESSO TECNOLÓGICO, 1., 2008, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Instituto Atlântico, 2008.
Resumen en portugués: O crescente interesse pelo biodiesel, associado às suas vantagens relacionadas, notadamente na geração de renda no campo, foi desenvolvido um projeto para a implantação de Unidades Comunitárias de Extração de Óleo Vegetal (UCEO’s) no Nordeste Brasileiro. O Estado do Ceará já foi contemplado com 6 UCEO’s e deverá receber mais 14 Unidades, porém a definição da localização das 6 primeiras não considerou aspectos técnicos. Neste contexto, o presente artigo apresenta um modelo matemático desenvolvido e aplicado para subsidiar a definição da localização das UCEO’s no território cearense, considerando a área plantada com oleaginosas no ano de 2008. Foram avaliados 2 Cenários com 4 variantes. Como conclusão, o modelo demonstrou-se consistente e confiável, obtendo a solução de menor custo (13,5% a 26,7%) quando comparada a outras soluções potenciais.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13829
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Aparece en las colecciones: GESLOG - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2008_eve_jbfarruda_modelo.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.