Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13914
Título: A intrínseca relação entre religião e política nas sociedades pré-colombianas. Poder central: igreja ou estado?
Autor(es): Caroline, Berna
Palavras-chave: Povos pré-colombianos
Religião
Data do documento: 2006
Editor: Revista Ameríndia - História, cultura e outros combates.
Citação: CAROLINE, B. (2006)
Resumo: Na América antes da chegada dos espanhóis, existiam várias sociedades indígenas, algumas mais semelhantes que as outras e algumas mais diversificadas. No caso deste estudo analisaremos três principais sociedades americanas e sua organização social: os Incas, os Astecas e os Maias. Interessa-nos no entanto verificar a forma como estas desenvolveram a sua política, e sua religião e a relação imbricada destas duas para compor essas sociedades sobre o comando de um Estado maior. Enfocando o papel do grande governante e do sumo sacerdote no controle e na dominação do povo que eles subjugavam através de leis de cunho social e espiritual. Deixando evidente também o papel da população nessas relações, ou seja, de como elas de certa forma reagiam ou não a esses governos excludentes.
Descrição: CAROLINE, Berna. A intrínseca relação entre religião e política nas sociedades pré-colombianas. Poder central: igreja ou estado?. Fortaleza, v.2, n.2 p. 1-12, 2006. Disponível em: <http://www.periodicos.ufc.br/index.php/2015/article/view/1415/1318>. Acesso em: 29 out. 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13914
Tipo: Artigo de Periódico
Aparece nas coleções:DHIS - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_art_bcaroline.pdf47,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.