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dc.contributor.authorTabosa, Francisco José Silva-
dc.contributor.authorIrffi, Guilherme Diniz-
dc.contributor.authorPenna, Christiano Modesto-
dc.date.accessioned2015-11-18T16:11:54Z-
dc.date.available2015-11-18T16:11:54Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationTABOSA, Francisco José Silva; IRFFI, Guilherme Diniz; PENNA, Christiano Modesto. análise de clube de convergência para o mercado brasileiro do milho. Revista de Economia e Agronegócio, Viçosa,MG v.11, n. 1, 2014.pt_BR
dc.identifier.issn1679-1614-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13992-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the convergence of prices in the Brazilian market for corn, using the methodology of time series analysis of Phillips and Sul (2007). The results showed that corn prices are not converging to one common level. However, the analysis suggested the formation of two convergence clubs, with two units cross diverging altogether. The first, formed by markets Mogiana/SP, Cascavel/PR, Chapecó/SC, Carazinho/SP, Rondonópolis/MT and São Paulo/SP. The second group is formed by the markets of Campo Grande/MS, Uberlândia/MG, Maringá/PR, Ponta Grossa/PR and Rio Verde/GO. The markets that were presented divergent: Campinas/SP and Porto Alegre/RS.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Economia e Agronegóciopt_BR
dc.subjectPreço do milhopt_BR
dc.subjectMercado brasileiropt_BR
dc.subjectclubes de convergênciapt_BR
dc.titleAnálise de clube de convergência para o mercado brasileiro do milhopt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo teve como objetivo analisar o processo de convergência de preços no mercado brasileiro do milho, empregando a metodologia de análise de séries temporais de Phillips e Sul (2007). Os resultados mostraram que os preços do milho não estão convergindo para um determinado nível comum. Entretanto, a análise sugeriu a formação de dois clubes de convergência, com duas unidades transversais divergindo por completo. O primeiro clube é formado pelos mercados de Mogiana/SP, Cascavel/PR, Chapecó/SC, Carazinho/SP, Rondonópolis/MT e São Paulo/SP. Já o segundo grupo é formado pelos mercados de Campo Grande/MS, Uberlândia/MG, Maringá/PR, Ponta Grossa/PR e Rio Verde/GO, enquanto os mercados de Campinas/SP e Porto Alegre/RS não convergiram para nenhum dos clubes.pt_BR
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