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dc.contributor.authorPinto, Leonel Correia-
dc.date.accessioned2015-11-20T13:23:45Z-
dc.date.available2015-11-20T13:23:45Z-
dc.date.issued1987-
dc.identifier.citationPINTO, Leonel Correia. Análise intersubjetiva no controle de qualidade do ensino aprendizagem. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 10, n. 13, p. 01-10, 1987.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14041-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectControlept_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.titleAnálise intersubjetiva no controle de qualidade do ensino aprendizagempt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrFalar de "controle", hoje, neste País e nesta época em que mal se começa a respirar uma liberdade "ampla, total e irrestrita, parece ousadia, ou desejo malsão de querer expor-se ao ridículo. Em determinados círculos educacionais, o espírito libertário é tão agudo que o simples fato de, nos exames, fazer aos alunos perguntas do tipo "Quem descobriu o Brasil?" atrai para o docente o feio nome de "dominador". A questão adequada (dizem) deveria começar com "O que vocês acham..." Num clima desses, pode ficar difícil pôr a questão sobre controle de qualidade, sem ouvir a habitual rajada de interrogações: quem controla quem? A quem serve esse controle? Que qualidade é essa que se quer impor? E a auto-avaliação ou o auto-controle onde ficam? Se "ninguém ensina nada a ninguém",para que controlar? O único controle deve vir é do grupo, do consenso etc. etc...pt_BR
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