Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14067
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCavalcante, Maria Juraci Maia-
dc.contributor.authorFreitas, Maria da Glória Feitosa-
dc.date.accessioned2015-11-23T15:22:59Z-
dc.date.available2015-11-23T15:22:59Z-
dc.date.issued1988-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Maria Juraci Maia; FREITAS, Maria da Glória Feitosa. O autoritarismo na escola pública – relações de poder e de disciplinamento no cotidiano escolar; a prática real. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 11, n. 15 e 16, p. 103-115, 1988.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14067-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.subjectAutoritarismopt_BR
dc.subjectDisciplinamentopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleO autoritarismo na escola pública – relações de poder e de disciplinamento no cotidiano escolar; a prática realpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente relatório resultou de um trabalho de acompanhamento realizado por um grupo de professores e alunos da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará junto às classes de alfabetização (30) de dez escolas da rede municipal de ensino público da cidade de Fortaleza, no período de Março a Junho de 1988. o Desencadeamento do mesmo se deveu ao projeto "Alfabetizando Fortaleza" criado por um convênio entre a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza e a Universidade Federal do Ceará com vistas a qualificar a prática de alfabetização através do intercâmbio de saber teórico-prático entre Universidade e Escola Pública de 1º grau. O objetivo principal deste relatório é oferecer uma visão sistematizada das impressões e vivências colhidas na intimidade da sala de aula e no relacionamento permanente com professores, alunos e técnicos da Escola o que permitirá um aprofundamento crescente do tema, assim como, indicará mecanismos de superação da prática pedagógica real, através do debate e do confronto de ideias e de experiências no campo da pesquisa educacional...pt_BR
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1988_art_mjmcavalcante.pdf4,96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.