Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14102
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Introdução à contribuição da psicologia profunda para a escola de Frankfurt: a questão da ideologia
Autor : Frota, Ana Maria Monte Coelho
Palabras clave : Psicologia;Escola de Frankfurt;Ideologia
Fecha de publicación : 1989
Editorial : Revista Educação em Debate
Citación : FROTA, Ana Maria Monte Coelho. Introdução à contribuição da psicologia profunda para a escola de Frankfurt: a questão da ideologia. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 12, n. 17 e 18, p. 89-101, 1989.
Resumen en portugués brasileño: Este artigo se propõe a fazer um registro histórico da escola de Frankfurt, ressaltando alguns de seus pressupostos fundamentais. Analisa o conceito de ideologia, segundo Chauí, e o processo de ideologização, a partir da visão althusseriana dos Aparelhos Ideológicos do Estado, enquanto Giroux é tomado como crítico da referida teoria. Esquadrinha a Psicologia Profunda em si mesma, seus objetivos, e uma possível vinculação entre a Psicanálise e o Marxismo, partindo dos pressupostos de Rouanet e Silveira.
Abstract: This article proposes a historic register of the "School of Frankfurt", emphasizing some their fundamental purposes. It analyses the concept of ideology, according to Chauí, and the ideologization process, from the Althusser's vision of the Ideological Apparatus of State, as long as Giroux 1S assumed like a critic of the above-mentioned theory. It scrutinizes the Profound Psychology in herself, theirs objetives: and a possible entaíl between the Psychoanalysis and the Marxísm, from of the Rouanet and Sílveira's purposes.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14102
ISSN : 0102-1117 (impresso)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1989_art_ammcfrota.pdf13,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.