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dc.contributor.authorLopes, Fátima Maria Nobre-
dc.date.accessioned2015-11-27T14:40:07Z-
dc.date.available2015-11-27T14:40:07Z-
dc.date.issued1995-
dc.identifier.citationLOPES, Fátima Maria Nobre. O estranhamento como fenômeno histórico-social em Lukács. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 17 e 18, n. 29, 30, 31 e 32, p. 15-20, 1995pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14203-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.subjectEstranhamentopt_BR
dc.subjectFenômeno histórico socialpt_BR
dc.subjectForças sociaispt_BR
dc.titleO estranhamento como fenômeno histórico-social em Lukácspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA problemática central que perpassa a tematização de Lukács acerca da categoria do estranhamento é que ele não é um fenômeno natural e sim social, por conseguinte pode e deve ser superado; e que a luta para se superar determinadas formas de estranhamentos, no decorrer do devir-humano, contribui, então, para o desenvolvimento do eu não-mais-particular, para o desenvolvimento do gênero humano em direção ao seu para-si, enfim, para a superação do gênero mudo. Portanto, segundo Lukács, o "estranhamento é um fenômeno exclusivamente histórico-social... que assume na história formas sempre diferentes ... Por conseguinte, a sua constituição nada tem a ver com uma "condição humana" geral, tampouco possui uma universalidade cósmica". Como o estranhamento é uma categoria histórica, segue-se então que "em cada formação e em cada período encontra-se ex novo posto em movimento pelas forças sociais realmente operantes. Estas forças, embora partam de decisões alternativas individuais, são sempre orientadas pelo social, têm "profundas raízes sociais"...pt_BR
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