Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14288
Título: Raízes da educação no Brasil
Autor(es): FEITOSA, Aécio
Palavras-chave: Raízes da educação no Brasil
Companhia de Jesus
Padres jesuítas
Colônia
Data do documento: 1985
Editor: Revista Educação e Debate
Citação: FEITOSA, A. (1985)
Resumo: Investigar as raízes da Educação no Brasil, é procurar simultaneamente as origens de nossa formação cultural e, em particular, os primórdios da História da Educação, em nosso País. Estas raízes e estas origens, como veremos, estão eminentemente presas ao programa religioso e educativo instalado no Brasil pelos padres jesuítas. A História da Educação brasileira, escreve Maria do Carmo Tavares de Miranda, tem seu início aos 29 de março de 1549, quando, acompanhados do Governador Geral, Tomé de Souza, desembarcaram na Bahia os primeiros emissários da Companhia de Jesus. Em terras coloniais brasileiras permaneceram os jesuítas duzentos e dez anos, ou seja, de 1549 quando chegam sob o comando do Padre Manuel da Nóbrega, até 1759, quando por determinação de Sebastião José de Carvalho e Melo (Marquês de Pombal), foram expulsos...
Descrição: FEITOSA, Aécio. Raízes da educação no Brasil. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 8, n. 10, p. 105-116, 1985.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14288
Tipo: Artigo de Periódico
ISSN: 0102-1117
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1985_art_afeitosa.pdf5,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.