Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14322
Type: Artigo de Periódico
Title: Subjetividade e disciplinamento na escola – uma leitura foucaultiana do espaço e do tempo
Authors: Vasconcelos, José Gerardo
Keywords: Escola;Processos de subjetivação;Espaço disciplinar;Tempo
Issue Date: 1999
Publisher: Revista Educação em Debate
Citation: VASCONCELOS, José Gerardo. Subjetividade e disciplinamento na escola – uma leitura foucaultiana do espaço e do tempo. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, n. 37, p. 53-61, 1999.
Abstract in Brazilian Portuguese: Tem esse estudo o objetivo de analisar o disciplinamento na educação, tomando-se como referência os estudos de Michel Foucault e seus consequentes desdobramentos no controle tempo, na distribuição do espaço escolar, na pirâmide de olhares atentos e meticulosos que visam o bom adestramento dos sujeitos e disciplina de seus corpos.
Abstract: This study has as its objective to analyzing the disciplinary in education, taking as its reference the studies Michel Foucault and consequent affects on time control, the distribution of school space, before the attentive and exacting gaze of those who demand good training and disciplines for their bodies.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14322
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1999_art_jgvasconcelos.pdf8,54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.