Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14423
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMantoan, Maria Teresa Eglér-
dc.contributor.authorStegun, Maria Cecília Ballaben-
dc.contributor.authorBaranauskas, Maria Cecília Calani-
dc.contributor.authorBarcellos, Gianfrancesca Cutini-
dc.contributor.authorHigaki, Patrícia Y.-
dc.date.accessioned2015-12-10T11:22:24Z-
dc.date.available2015-12-10T11:22:24Z-
dc.date.issued1999-
dc.identifier.citationMANTOAN, M. T. E; STEGUN, M. C. B.; BARANAUSKAS, M. C. C. ; BARCELLOS, G. C.; HIGAKI, P. Y. (1999)pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14423-
dc.descriptionMANTOAN, Maria Teresa Eglér; STEGUN, Maria Cecília Ballaben; BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani; BARCELLOS, Gianfrancesca Cutini; HIGAKI, Patrícia Y. O processo comunicativo em ambientes virtuais de aprendizagem – uma proposta, um estudo exploratório. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 2, n. 38, p. 152-160, 1999.pt_BR
dc.description.abstractThe technology of the Internet and the WWW revived through the media of the computer and telecommunication the possibility of the" distance teaching", which used to be practised basically with the postal service, radio and TV. More than a vehicle for courses in certain knowledge domains, we argue that the Internet represents a new place to discuss the traditional pedagogic practices. In this work we propose and we discuss the theoretical-methodological presuppositions that guide our conception of distance education and of virtual spaces for learning. We illustrate our discussion with preliminary results of the design and use of Papo-Mania: a chat tool in use by students with the Down Syndrome.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.subjectEnsino/aprendizagem mediados pela comunicação eletrônicapt_BR
dc.subjectDesign de interfacespt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.titleO processo comunicativo em ambientes virtuais de aprendizagem – uma proposta, um estudo exploratóriopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA tecnologia da Internet e o WWW reavivaram através da mídia do computador e a telemática a possibilidade do "ensino a distância", que se servia basicamente do correio, rádio e TV. Mais do que um veículo para cursos em determinado domínio do conhecimento, argumentamos que a Internet representa um novo espaço para se discutir as práticas pedagógicas tradicionais. Neste trabalho propomos e discutimos os pressupostos teórico-metodológicos que norteiam nossa concepção de educação a distância e de espaço virtual de aprendizagem. Ilustramos nossa discussão com resultados preliminares do design e uso do Papo-Mania, uma ferramenta de chat em uso por alunos portadores da Síndrome de Down.pt_BR
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1999_art_mtemantoanmcbstegun.pdf9,07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.