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dc.contributor.advisorLima, Aluísio Ferreira de-
dc.contributor.authorAndrade, Maria Vanesse-
dc.date.accessioned2015-12-14T17:30:51Z-
dc.date.available2015-12-14T17:30:51Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationAndrade, M. V.; Lima, A. F. (2015)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14487-
dc.descriptionANDRADE, Maria Vanesse. Por dentro dos contratos comunicativos das revistas femininas populares: identidade e significados identificacionais. 2015. 145f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Fortaleza (CE), 2015.pt_BR
dc.description.abstractThis research seeks to examine the identity constructions spread across the print media, reportedly aimed at women of class C and discusses that notions of identity (s) the texts in those media are positioned / run in search of identification with their readership. Therefore, we proceeded to analyze three different popular women's magazines produced by Editora Abril circulating in Brazil between 2013 and 2014. The aim was to discuss how AnaMaria present texts, I am more and Max, are related to the values and feminine references the new contemporary Brazilian middle class. This discussion is relevant because in addition to the popular sport of women's magazine is booming today, the magazine product is constituted as an important object of analysis for the study of identity. The research developed in dialogue with elements of Critical Social Psychology, as theoretical and methodological bases the concept of identity in Anthony's perspective of C. Ciampa and Aluísio F. de Lima; the organization of research in itineraries; the Critical Discourse Analysis (CDA) standard proposed by Fairclough; and theoretical and methodological support of the studies of Aidar Prado on the communications contracts in magazines printed on the assessment of thematic constructions of identity and identificacionais meanings. First the research discusses the segmentation process in the magazine market and the historical conditions that led to the emergence of the popular women's magazines, with special emphasis on the journals analyzed. After presenting the main concepts and methods used, we undertook the analysis of communicative contracts of Abril publications. It is observed that the contracts bring texts devoted to the teaching of the best and suitable models, particularly in relation to the reader and have purchasing power. It was observed that the popular magazines while addressing issues related to the feminine universe, seeking to merge these issues with aspects related to the socioeconomic status of the reader.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectIdentidade de gênero na comunicação de massa – Brasilpt_BR
dc.subjectMulheres na comunicação de massapt_BR
dc.subjectComportamento do consumidor – aspectos sociaispt_BR
dc.subjectCommunicative contractpt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.titlePor dentro dos contratos comunicativos das revistas femininas populares: identidade e significados identificacionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta dissertação busca examinar as construções identitárias disseminadas pelas mídias impressas declaradamente dirigidas para mulheres da classe C, e discute sobre que noções de identidade(s) os textos presentes nessas mídias se posicionam/partem na busca de identificações com o respectivo público leitor. Para tanto, procedeu-se a análise de três diferentes revistas femininas populares produzidas pela Editora Abril, em circulação no Brasil entre 2013 e 2014. Buscou-se discutir como os textos presentes em AnaMaria, Sou mais Eu e Máxima, relacionam-se aos valores e referenciais femininos da nova classe média brasileira contemporânea. A pesquisa, desenvolvida na perspectiva da Psicologia Social Crítica, tem como principais bases teórico-metodológicas as contribuições de Antônio da C. Ciampa e Aluísio F. de Lima, a Análise do Discurso Crítica (ADC) proposta por Norma Fairclough, e os estudos de José Luiz Aidar Prado sobre os contratos comunicativos em revistas impressas. Inicialmente, a pesquisa discute o processo de segmentação no mercado de revistas e as condições históricas que propiciaram o surgimento das revistas femininas populares, com destaque especial para as revistas analisadas. Após apresentar os principais conceitos e métodos empregados, empreendemos a análise dos contratos comunicativos das publicações da Abril. Observa-se que os contratos trazem textos voltados para o ensino de modelos melhores e adequados, sobretudo em relação ao ter e o poder de compra da leitora. Observou-se que as revistas populares, ao mesmo tempo em que abordam temas ligados ao universo feminino, procuram mesclar esses temas com aspectos relacionados à condição socioeconômica da leitora. As considerações finais apontam que o diferencial desse tipo de mídia está em orientar sobre a vida financeira do público leitor de curto a longo prazo, tal postura mostrou-se uma tendência dentre as revistas analisadas e infere-se que represente o funcionamento de demais revistas femininas populares do país.pt_BR
dc.title.enInside the communicative contracts of popular women's magazines: identity and meaning identificacionaispt_BR
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