Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14858
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRodrigues, Maria do Socorro de Sousa-
dc.contributor.authorAraújo, Adriana Castro-
dc.date.accessioned2016-01-20T16:55:51Z-
dc.date.available2016-01-20T16:55:51Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationARAÚJO, Adriana Castro. Avaliação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Ceará na perspectiva dos egressos. 2015. 98f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14858-
dc.description.abstractPublic policies are created as a result of problems identified in the society and are consolidated through programs which actions have the goal to reduce or extinguish the problem at hand, producing specific effects and influencing the several segments. In the educational context, PIBID - Institutional Program in Initiation in Teaching Scholarship - appears as a major public policy of the Federal Government, that aims, among other things, encourage the training of teachers for basic public education, contributing to the enhancement the magisterium. That said, the present study aims, in view of PIBID graduates of the Federal University of Ceara (UFC), evaluate the impact of the program in the qualification and training of teachers for basic education of the public, anchoring analyzes not only in opinions, but also in the experiences of the students. For this, three objectives were pursued: analyze the PIBID implications for the teaching qualification; analyze the influence that the program has had on professional egress choice; and analyze the perception of graduates of the public school during the scholarship experience. Using the research methodology of exploratory and descriptive quanlitative quantitative approach, based on the case study, a questionnaire was sent, with open and closed questions to the email address of 584 UFC PIBID graduates, which is the total population surveyed, obtaining a return of 14.38%. From the data analysis, it was concluded that the PIBID not only contributes significantly to the qualification of teacher education as arouses or reinforces the interest in teaching in public basic education, despite all the misfortunes. However, it is important to do further researches that is not limited only to the scope of UFC also assessing the contributions of PIBID from the perspective of graduates of other state Superior Teaching Schools.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectEgresspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Orientação profissionalpt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.titleAvaliação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Ceará na perspectiva dos egressospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs políticas públicas são criadas em decorrência de problemas identificados na sociedade e se concretizam por meio de programas cujas ações têm o fito de minimizar ou extinguir o problema em questão, produzindo efeitos específicos e influenciando setores das mais diversas áreas. No contexto educacional, o PIBID — Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência — configura-se como uma importante política pública do Governo Federal, porquanto objetiva, entre outras questões, incentivar a formação de docentes para a educação básica pública, contribuindo para a valorização do magistério. Com efeito, a presente pesquisa visa, na perspectiva dos egressos do PIBID da Universidade Federal do Ceará (UFC), avaliar a repercussão do programa na qualificação e formação de professores para a educação básica da rede pública, ancorando as análises não somente em opiniões, mas também nas vivências dos alunos. Para tanto, três objetivos foram perseguidos: analisar as repercussões do PIBID na qualificação docente; identificar a influência que o programa exerceu na escolha profissional do egresso; e identificar a percepção do egresso sobre a escola pública durante a experiência como bolsista. Utilizando-se da metodologia de pesquisa do tipo exploratório-descritiva de abordagem quantitativa e baseando-se no estudo de caso, foi enviado um questionário, contendo questões abertas e fechadas, para o endereço eletrônico dos 584 egressos do PIBID da UFC, o que representa o total da população pesquisada, obtendo um retorno de 14,38%. A partir da análise dos dados, concluiu-se que o PIBID não só contribui consideravelmente para a qualificação da formação docente como desperta ou reforça o interesse pela docência na educação básica pública, apesar de todas as adversidades existentes. Contudo, é importante que se faça uma pesquisa que não esteja circunscrita apenas ao âmbito da UFC, avaliando também as contribuições do PIBID sob a perspectiva dos egressos das demais IES do estado.pt_BR
dc.title.enEvaluation of the Institutional Program Initiation Scholarship to Teaching the Federal University of Ceará from the perspective of egressespt_BR
Aparece nas coleções:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_dis_acaraujo.pdf865,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.