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Tipo: Dissertação
Título: Atividade comunitária e conscientização: uma investigação a partir dos modos de participação social
Título em inglês: Communitarian activity and participation: an investigation from the ways to participate
Autor(es): Vieira, Emanuel Meireles
Orientador: Ximenes, Verônica Morais
Palavras-chave: Participação;Consciência;Atividade Comunitária;Conscientização;Modos de Participar;participation;Conscience;Communitarian activity;Awereness;Ways to particpate;Participação social - Pentecoste (CE);Conscientização social - Pentecoste (CE);Psicologia comunitária - Pentecoste (CE);Universidade Federal do Ceará.Programa de Educação em Células Cooperativas
Data do documento: 2008
Instituição/Editor/Publicador: http://www.teses.ufc.br
Citação: VIEIRA, Emanuel Meireles. Atividade comunitária e conscientização: uma investigação a partir dos modos de participação social. 2008. 135f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Fortaleza-CE, 2008.
Resumo: Este trabalho parte da constatação Góis de que, dentre os diversos fatores que atuam no processo de conscientização, encontra-se o modo de participar de atividades comunitárias. Pergunta-se, a partir dessa afirmação, de que modo a forma de participar interfere nesse processo, definido aqui a partir de Paulo Freire. Tem como objetivo, portanto, discutir de que maneira o modo de participar de atividades comunitárias influencia no processo de conscientização. Para tanto, inicialmente, estabelece uma discussão a respeito das diferentes formas de participar e os fatores que atuam no fenômeno da participação. Em seguida, a partir da Psicologia Comunitária, da Educação Libertadora e da Teoria Histórico-Cultural da Mente, discorre acerca das implicações psíquicas das interações humanas, discutindo os conceitos de: comunidade, atividade comunitária, consciência e conscientização. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, com enfoque etnográfico, entrevistando-se uma pessoa que faz parte do Projeto de Educação em Células Cooperativas (PRECE), por meio de entrevista semi-estruturada, com foco na história de vida do entrevistado. Realizaram-se registros da entrevista e diário de campo, de um total de sete visitas. A partir de então, foi possível analisar o modo de participar do sujeito da pesquisa e realizar uma análise temática de sua entrevista. Como resultado, pôde-se verificar que um modo de participação mais ativo e cooperativo propicia condições para que o sujeito fortaleça suas interações com a realidade pela apropriação e significação dessa maneira de se relacionar, por parte do indivíduo.
Abstract: This work is based on Góis’s verification that, among the many factors that act on the awereness process, the way to participate of communi¬tarian activity is one of them. It is asked from the statement of that the way to participate influences this process, defined here for Paulo Freire’s theory. It has as objective, therefore, discuss how the way to participate of communi¬tarian activity influences on the the awereness process. For in such a way, initially, it establishes a quarrel regarding the different forms to participate and the factors that act in the phenomenon of the participation. After that, from Communitarian Psychology, of the Liberating Education and the Historical-Cultural Theory of the Mind, it discourses concerning the psychic implications of the interactions human beings, arguing the concepts of: community, communitarian activity, conscience and awareness. A qualitative boarding was used, with ethnographic approach, interviewing a person who is part of Projeto de Educação em Células Cooperativas (PRECE), through the half-structuralized interview, with focus in the history of life of the interviewed one. Registers of the daily interview and of field, a total of seven visits had been become fullfilled. From now on, it was possible to analyze the way to participate of the citizen of the research and to carry through a thematic analysis of its interview. As result, we could verify that way of a more active and cooperative participation propitiates conditions so that the citizen in this way fortifies its interactions with the reality through the appropriation and significação of if relating, on the part of the individual.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1495
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