Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14981
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Estimativa da radioatividade regional nasinstalações petrolíferas e industriais do Canto do Amaro (RN)
Autor(es): Petta, R. A.
Campos, T. F. C.
Palavras-chave: Petróleo;Radônio;Radioatividade Natural;SIG
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Geologia
Citação: PETTA, R. A.; CAMPOS, T. F. C.; (2013).
Resumo: O estudo apresenta a avaliação e o monitoramento temporário da dosagem radoniométrica e de radiação Gama ambientalsuperficial através de uma amostragem emanométrica (ativa e passiva) realizada no campo de petróleo do Canto do Amaro (Mossoró - RN) tendo como finalidade a estimativa da distribuição do radônio nas instalações petrolíferas e a definição do “Risco Radônio” para os trabalhadores. Foram realizados vários tipos de medidas em áreas de linhas de dutos, estações de tratamento de dejetos e de armazenamento, sobre linhas e operações de transporte e também em lama, solos, e resíduos de lamas de extração. A maioria das amostras foi analisada tal como encontrada, isto é, sem pré-tratamento. Para a coleta de dados de radiação Gama, foi utilizado o espectrômetro de radiação Gama RS-125 (RADIATION SOLUTIONS INC) e para avaliação da emanometria ativa do gás radônio nos solos foi utilizado o AlphaGuard (GENITRON INC), com o intuito de detectar a variação de fundo da radioatividade natural superficial e estabelecer os valores regionais usados para a comparação dos resultados. A partir dos resultados obtidos foram elaborados um Banco de Dados Digital (BD) e um Sistema de Informações Georeferenciadas (SIG) para modelar os padrões avaliados e suas perspectivas futuras. As medidas, depois de tratadas, demonstraram que nos locais analisados e nas instalações estudadas, na sua maioria apresentaram concentrações de atividade radioativas abaixo do nível de isenção. Porém em alguns casos, foram notificados valores acima do valor de isenção que demandam de atenção e novas avaliações futuras.
Descrição: PETTA, R. A.; CAMPOS, T. F. C.. Estimativa da radioatividade regional nas instalações petrolíferas e industriais do Canto do Amaro (RN). Revista de Geologia, Fortaleza, V.26, n.2, 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14981
ISSN: 0103-2410
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DGL - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_rapetta2_2013.pdf1,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.