Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15120
Title in Portuguese: Caracterização físico-química e avaliação das concentrações de elementos maiores e traços em sedimentos areno-lamosos do estuário de Diogo Lopes, litoral setentrional do estado do Rio Grande do Norte, Brasil
Author: Dantas, Sérgio Tadeu Praxedes de Lima
Amaro, Venerando Eustáquio
Keywords: Bancos Areno-lamosos
Sensoriamento Remoto
Manguezais
Issue Date: 2012
Publisher: Revista de Geologia
Citation: DANTAS, SÉRGIO TADEU PRAXEDES de LIMA; AMARO, VENERANDO EUSTÁQUIO (2012).
Abstract in Portuguese: Neste trabalho foi realizada a caracterização físico-química de bancos areno-lamosos do Estuário de Diogo Lopes, bem como a avaliação das concentrações de elementos maiores e traços nos sedimentos marginais de manguezal; como forma de subsidiar as medidas mitigadoras relacionadas à contenção dos processos erosivos na área de estudo. Através de imagens de sensores remotos, foi possível realizar uma analogia entre as principais respostas espectrais dos bancos areno-lamosos com áreas vegetadas (manguezal), indicando a possibilidade de se fazer uma reestruturação da área, contribuindo assim com o monitoramento ambiental desse ecossistema. Dessa forma, a estratégia metodológica adotada permitiu estabelecer que, para dezembro/2008, existiam ao menos 1.013 ha de área de bancos areno-lamosos, sendo que desses cerca de 89 ha foram analisados através da caracterização físico-química e verificada a viabilidade de serem empregados no reflorestamento, para a implantação de flora típica de manguezal local. A aplicação desta estratégia metodológica permitiu uma melhor compreensão das atividades físico-químicas das feições e assim permitiu a análise da eficiência/capacidade de zonas úmidas para reflorestamento com espécies típicas de mangue, que significaria uma redução na ação erosiva que impacta os campos de exploração de hidrocarbonetos de Macau e Serra, Bacia Potiguar, Nordeste do Brasil.
Description: DANTAS, Sérgio Tadeu Praxedes de Lima; AMARO, Venerando Esutáquio. Caracterização físico-química e avaliação das concentrações de elementos maiores e traços em sedimentos areno-lamosos do estuário de Diogo Lopes, litoral setentrional do estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Revista de Geologia, Fortaleza, v.25, n.2, 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15120
ISSN: 0103-2410
Appears in Collections:DGL - Artigos publicados em revista científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
art_stpldantas_2012.pdf2,9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.