Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/1514
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLopes, Ana Cristina Caminha Viana-
dc.date.accessioned2012-01-11T14:05:45Z-
dc.date.available2012-01-11T14:05:45Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationLOPES, Ana Cristina Caminha Viana. Imaginação e metáfora em Iracema. Revista de Letras, Fortaleza, v. 1/2 , n. 27, p. 12-16, 2005.pt_BR
dc.identifier.issn1018051-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1514-
dc.description.abstractFor Bachelard, the imagination has an “unlimited power” that fulfills singular paper in the recriation of the real. This article seeks to verify the presence of an imagination of Bachelard in Iracema, by José de Alencar. For this, we came up with some considerations about the imagination of Bachelard. We investigated the presence of this imagination as much about the criation of Iracema (it is clear that Iracema is the result, not only of researches done by Alencar, but it is also result of his privileged imagination), as about the fictional universe – we pointed four elements that base the presence of the imagination in Iracema: “special habilities”, the figure of the “Pajé”, the “Tupã´s thunder” and the “Tupã´s wine”. Finally, we worked with the question of the metaphor in Iracema – as an element that also identifies with the philosofy of Bachelard.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectImaginaçãopt_BR
dc.subjectMetáforapt_BR
dc.subjectIracemapt_BR
dc.subjectImaginationpt_BR
dc.subjectMetaphorpt_BR
dc.subjectAlencar, José de, 1829-1877 - Romance: Iracemapt_BR
dc.titleImaginação e metáfora em Iracemapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrPara Bachelard, a imaginação possui um “poder ilimitado” que desempenha singular papel na recriação do real. Este artigo procura verificar a presença de uma imaginação bachelardiana em Iracema, de José de Alencar. Para tanto, tecemos algumas considerações acerca da imaginação de Bachelard. Procuramos investigar a presença desta imaginação tanto no concernente à criação de Iracema (fica claro que Iracema é o resultado, não só de pesquisas feitas por Alencar, mas da privilegiada imaginação deste autor), quanto no tocante ao universo ficcional - apontamos quatro elementos que fundamentam a presença da imaginação em Iracema: “habilidades especiais”, a figura do Pajé, o “trovão de Tupã” e o “vinho de Tupã”. Por último, trabalhamos com a questão da metáfora em Iracema - como elemento que também se identifica com a filosofia de Bachelard.pt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_art_ACCVLopes.pdf57,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.