Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1517
Título: Marcadores semântico-sintáticos em dicionários pedagógicos
Autor(es): PONTES, Antonio Luciano
Palavras-chave: Lexicografia pedagógica
Dicionário
Definição
Pedagogical lexicography
Dctionary
Definition
Data do documento: 2006
Editor: Revista de Letras
Citação: PONTES, A. L. (2006)
Resumo: Este artigo relata um estudo sobre várias estratégias presentes na microestrutura dos dicionários pedagógicos brasileiros. Classificamos estas estratégias em dois tipos básicos de acordo com o corpus analisado, quais sejam: as explicações que facilitam a compreensão dos significados das unidades lexicais e as explicações que ajudam os usuários a empregar adequadamente as unidades consultadas em textos autênticos. Nestes dois tipos incluímos as categorias mais usadas pelos lexicógrafos, como por exemplo, definições por explicações, analogias, exemplos de uso e informações contextuais.
Abstract: This paper reports on the study of several explanation strategies present inside the microstructure of Brazilian pedagogical dictionaries. We classified these strategies in two basic types according to the analyzed corpus: the explanations to facilitate the comprehension of the meanings of lexical units and the explanations to help the dictionary users adequately employ units consulted in authentic texts. Among these types, we included the categories used most by the pedagogical Lexicography, such as: exemplification definition, analogy, use examples and contextual information.
Descrição: PONTES, Antonio Luciano. Marcadores semântico-sintáticos em dicionários pedagógicos. Revista de Letras, Fortaleza, v. 1/2, n. 28, p. 5-10, 2006.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1517
ISSN: 01018051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_art_A LPontes.pdf77,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.